A entrega da declaração anual do IRS começa no dia 1 de abril e termina em 30 de junho
Termina esta segunda-feira o prazo para verificar despesas para dedução à coleta do IRS e fazer qualquer reclamação em caso de erro ou omissão.
Em causa estão as despesas gerais e familiares, como as de supermercado, água, eletricidade e gás, entre outras, e as despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura, como as referentes à restauração, ginásios, cabeleireiros ou serviços de mecânica.
Caso o contribuinte verifique “alguma omissão ou inexatidão dos montantes”, cuja consulta pode ser feita aqui, a reclamação deve ser feita nesta página do site da Autoridade Tributária até ao final desta segunda-feira.
A entrega da declaração anual do IRS começa no dia 1 de abril e termina em 30 de junho, sendo esta a data limite independentemente de coincidir ou não com um fim de semana ou dia de feriado.
Para este ano, como anunciou a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, é expectável que o prazo para o reembolso seja menor do que o de 2024, que foi em média de 13 dias. No entanto, tal como alertou o Governo, importa confirmar o IBAN na declaração do IRS, pois a sua falha está na origem do atraso no processamento de muitas declarações.