Autoridades investigam possibilidade de ser um crime de natureza familiar: o caso da autarca Iris Stalzer - esfaqueada

8 out, 10:41
Iris Stalzer (AP)

Stalzer, especialista em direito laboral e envolvida há anos na política local, foi eleita prefeita com 52,2% dos votos e assumiria o cargo em novembro. O ataque provocou grande consternação na Alemanha, onde casos recentes de violência contra políticos têm gerado crescente preocupação.

Está em estado grave

A recém-eleita presidente da câmara de Herdecke, na Alemanha, Iris Stalzer, foi esfaqueada perto de casa, na manhã de terça-feira. O filho adotivo, de 15 anos, foi levado algemado e interrogado.

Segundo o jornal Spiegel, a deputada do Partido Social-Democrata (SPD), de 57 anos, foi encontrada ferida pelos filhos adotivos, que alertaram os bombeiros. Segundo os filhos, a mãe teria sido atacada e esfaqueada várias vezes na parte superior do corpo.

Stalzer foi transportada de helicóptero para o hospital de Bochum, onde se encontra em estado grave nos cuidados intensivos.

Segundo as autoridades, "com base nas informações atuais, não há indícios de um crime com motivação política". A polícia e o Ministério Público investigam a possibilidade de um crime de natureza familiar.

"Temos indícios iniciais de que o crime ocorreu na casa. Os filhos das vítimas estão atualmente na polícia e serão interrogados para esclarecer o caso", disse o porta-voz da polícia, Tino Schäfer, ao WDR, sendo que o filho que foi levado pela polícia teria apresentado problemas de saúde mental anteriormente.

A imprensa alemã revela que, no verão, já teria ocorrido um episódio de violência doméstica na mesma residência, quando a filha adotiva, de 17 anos, agrediu Stalzer com uma faca. A jovem também foi interrogada, na terça-feira, após o ataque.

Iris Stalzer tinha sido eleita presidente da câmara da cidade da região do Ruhr no passado dia 28 de setembro, assumindo funções há muito pouco tempo. A notícia foi inicialmente avançada pela rádio pública regional da Renânia do Norte-Vestfália, a WDR, e, de seguida, desenvolvida pelo Bild, que cita fontes policiais e descreve a operação de captura aos autores do ataque. As autoridades apelam à serenidade enquanto prosseguem as diligências.

Europa

Mais Europa