"São responsáveis pelas vidas de todos os detidos". UE pede "máxima transparência" ao Irão sobre incêndio na prisão de Evin

Agência Lusa , NM
16 out 2022, 17:20

Estabelecimento prisional alberga vários presos políticos, "incluindo os defensores dos direitos humanos e cidadãos da UE [União Europeia]", como lembra o alto representante para a Política Externa da União Europeia, Josep Borrell

O alto representante para a Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, exigiu este domingo ao chefe da diplomacia iraniana, Hosein Amir Abdolahian, "máxima transparência" relativamente ao incêndio e confrontos vividos no sábado na prisão de Evin, que alberga presos políticos.

O chefe da diplomacia europeia afirmou, numa mensagem partilhada na rede social Twitter, e citada pela agência Efe, que está a seguir as notícias relativas ao sucedido e assinalou que "as autoridades iranianas são responsáveis pelas vidas de todos os detidos, incluindo os defensores dos direitos humanos e cidadãos da UE [União Europeia]".

"Transmiti as minhas mais sérias preocupações ao ministro dos Negócios Estrangeiros Abdolahian. Esperamos máxima transparência acerca da situação", escreveu o responsável espanhol, previsivelmente um dia antes de os 27 Estados-membros da UE darem 'luz verde' a novas sanções contra Teerão, devido à morte de Mahsa Amini e pela repressão contra os manifestantes que protestavam contra a sua detenção e falecimento.

Incidente provocou pelo menos quatro mortos e 61 feridos

Pelo menos quatro pessoas morreram e 61 ficaram feridas num incêndio e em confrontos que se viveram no sábado à noite na prisão de Evin, em Teerão, onde, segundo a versão oficial, presos comuns pegaram fogo ao armazém de roupa, o que provocou o fogo e choques entre presos e funcionários do estabelecimento prisional.

A temida prisão de Evin, situada no oeste de Teerão, alberga presos políticos, estrangeiros e jornalistas numa área de 40 hectares, e foi denunciada por grupos de direitos humanos devido às suas más condições e supostas torturas.

Entre os reclusos encontram-se o irano-britânico Morad Tahbaz, o irano-americano Emad Shargi, a irano-francesa Fariba Adelkhah, o realizador de cinema Jafar Panahi ou o ativista opositor do regime Arash Sadeghi.

Alguns dos detidos, como a jornalista Niloufar Hamedi, o irano-americano Siamak Namazi ou o ativista Hossein Shanbezadeh informaram as suas famílias que não sofreram ferimentos na sequência do incêndio.

Segundo as autoridades iranianas, os quatro mortos tinham sido condenados por roubo.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados