Mau tempo nos Açores provoca derrocada na Povoação e obriga a realojar quatro pessoas

Agência Lusa , NM
19 jan 2022, 12:16
Mau tempo: depressão Lola nos Açores

Desde terça-feira e até esta quarta-feira, a Proteção Civil açoriana já respondeu a "25 ocorrências" , na sequência da chuva forte

A Proteção Civil dos Açores revelou esta quarta-feira que o mau tempo na região levou ao realojamento de quatro pessoas em Ponta Delgada e provocou uma derrocada no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) indica que foi registada uma ocorrência na ilha de São Miguel que corresponde a uma derrocada na Lomba do Pomar, na Povoação" e os trabalhos de limpeza da via já estão na fase final.

O mais recente balanço da Proteção Civil dá nota ainda do realojamento de "uma família (quatro pessoas) em Ponta Delgada", na ilha de São Miguel, "uma ação que ficou a cargo da Câmara Municipal".

Segundo a Proteção Civil açoriana, foram identificadas "25 ocorrências" desde terça-feira e até esta quarta-feira, na sequência da chuva forte.

Destas ocorrências, "16 ocorreram na ilha de São Miguel (12 em Ponta Delgada, três na Ribeira Grande e uma na Povoação) e nove na ilha Terceira (sete da Praia da Vitória e duas em Angra do Heroísmo)", explica a Proteção Civil.

Estas ocorrências dizem respeito "a inundações de habitações, inundações de vias e uma derrocada", lê-se no comunicado.

Na ilha Terceira, e devido ao mau tempo, foi também necessário realojar uma família na terça-feira.

A Proteção Civil explica ainda que nos locais, "para apoio e resolução das diversas ocorrências têm estado" os "Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviços Municipais de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública (PSP), sob coordenação do SRPCBA.

As ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) e Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) dos Açores estiveram até às 00:00 de quarta-feira sob aviso laranja, devido a chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para o grupo Oriental aviso meteorológico amarelo, devido às previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, até às 17:00 desta quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados