Temperaturas chegam perto dos 40º e deixam dez distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo

Agência Lusa , BC
22 ago 2022, 08:00
onda de calor, incêndios, Ansião. 14 julho 2022. Foto: Octavio Passos/Getty Images

Distrito de Évora deve chegar esta segunda-feira aos 39 graus. Há mais de 100 concelhos de 12 distritos em perigo máximo de incêndio

Dez distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão esta segunda e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 18:00 de terça-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Para estes distritos estão previstas hoje máximas superiores a 30 graus Celsius, com Évora a atingir os 39, Portalegre e Castelo Branco 38, e Beja 37.

Também a ilha da Madeira está sob aviso amarelo até às 18:00 de terça-feira devido ao tempo quente. Neste caso, as previsões apontam hoje para uma máxima de 28 graus.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Mais de 100 concelhos de 12 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 100 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam esta segunda-feira perigo máximo de incêndio, indicou também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até ao meio da manhã, e possibilidade de ocorrência de chuvisco no litoral Norte e Centro até ao meio da manhã.

A previsão aponta também para vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima no Norte e Centro, em especial no litoral.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga e Porto) e os 22º (em Portalegre) e as máximas entre os 26º (em Aveiro) e os 39º (em Évora).

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio rural, o Governo determinou no sábado a declaração da situação de alerta no continente, em vigor até às 23:59 de terça-feira.

A situação de alerta vai ser hoje reavaliada pelo Governo.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados