Sol regressa este fim de semana e traz temperaturas acima dos 20 graus (mas poderá ser por pouco tempo)

18 fev 2022, 13:01
Bom tempo

A chuva mantém-se esta sexta-feira a Portugal Continental, mas as previsões do IPMA revelam que não veio para ficar - pelo menos para já

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que este fim de fim de semana será de sol e com uma subida das temperaturas máximas, que poderão chegar aos 22 graus na região sul do país.

Segundo o meteorologista Bruno Café, em declarações à CNN Portugal, sábado ainda começará com períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo nas regiões Norte e Centro. Espera-se vento forte no litoral oeste e nas terras altas e possibilidade de aguaceiros fracos no interior do Alentejo durante a tarde.

Apesar de os termómetros poderem atingir os 20 graus na região do Algarve no sábado, está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima. Faro, Setúbal e Beja serão os distritos a registar as temperaturas máximas mais altas com 21ºC, 17ºC e 16ºC , respetivamente. Por sua vez, na Guarda e em Viseu os termómetros não passarão dos 9ºC e 12ºC. Lisboa e Porto registarão máximas de 14ºC.

"A próxima noite será de bastante frio. Depois, o vento irá enfraquecer da noite de sábado para domingo", adiantou o especialista, esta sexta-feira.

Este é um quadro diferente de domingo, dia em os termómetros da região sul poderão atingir entre os 21ºC e 22ºC. "Domingo será mais quente, com uma subida da temperatura máxima em todo o Continente. Prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região sul", afirmou o porta-voz do IPMA.

Segundo as previsões ao final da manhã desta sexta-feira, Faro, Sagres, Sines e Setúbal serão as cidades mais quentes no domingo. Lisboa terá uma temperatura máxima de 18ºC e o Porto de 17ºC.

Mas esta é uma conjuntura que não se prolongará por muito tempo: as temperaturas podem voltar a descer no final da próxima semana, com possibilidade de chuva, ainda que a precipitação continue abaixo do normal para a época: "No início da semana as temperaturas podem subir e depois voltam a descer, mas há alguma incerteza".

 

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados