IPMA vai ativar aviso vermelho para maioria do país

11 jul 2022, 17:26
Bom tempo (Lusa/Nuno Veiga)

Aviso não vai englobar os 18 distritos, mas todos os que pertencem ao interior do país vão ser abrangidos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou à CNN Portugal que vai ativar já a partir desta terça-feira o aviso vermelho - o mais elevado da escala - para a maioria dos distritos do país. 

De acordo com a meteorologista Patrícia Gomes, o aviso não vai englobar os 18 distritos, mas todos os que pertencem ao interior do país vão ser abrangidos. 

Em causa, está a forte subida das temperaturas em todo o território continental. Em muitas regiões as máximas vão ultrapassar os 40 graus. "É uma situação ser extremamente grave", explicou. 

O IPMA vai publicar ainda esta segunda-feira um comunicado com a lista de distritos que vão passar de aviso amarelo ou laranja para aviso vermelho.

O agravamento do risco de incêndios levou o Governo a decretar Situação de Contingência em todo o território continental. Esta declaração entrou em vigor às 00:00 desta segunda-feira, dia 11, e vai prolongar-se (pelo menos) até às 23:59 de sexta-feira, dia 15 de julho.

À semelhança de Portugal, Espanha também enfrenta uma situação de tempo quente, com temperaturas superiores a 40 graus e condições meteorológicas favoráveis para a eclosão de incêndios, que já atingiram a Galiza no sábado.

 

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados