Chuva forte e trovoada: atenção, IPMA faz alterações aos avisos

Agência Lusa , BC
12 dez 2022, 09:40
Cheias em Lisboa

Instituto Português do Mar e da Atmosfera subiu de nove para 14 os distritos com aviso laranja. Saiba quais são

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de nove para 14 os distritos sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

Os distritos de Évora, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Viseu e Beja até às 12:00 de hoje, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre entre as 00:00 e as 12:00 de terça-feira e Lisboa entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira, passando depois a amarelo.

Sob aviso laranja estão também as Regiões montanhosas e a Costa sul da ilha da Madeira devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03:00 de quarta-feira.

Ainda no continente, o IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga com aviso amarelo até às 15:00 de hoje e Faro e Beja entre as 12:00 e as 15:00 de terça-feira por causa do vento forte.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga até às 00:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados