Novo iPhone 16 da Apple inclui novas funcionalidades de IA
A Apple revelou na segunda-feira uma série de novas tecnologias, incluindo o iPhone 16, que apresenta algumas atualizações impressionantes que a empresa deseja que convençam os clientes - muitos dos quais estão agarrados aos gadgets mais antigos - a fazer um upgrade.
Desde o lançamento em 2020 do iPhone 12, que foi o primeiro smartphone da Apple com conexão 5G, a empresa deu aos clientes poucos motivos para comprar a última geração. As câmeras dos telefones evoluíram amplamente a ponto de serem suficientes para as necessidades diárias da maioria das pessoas sem grandes mudanças de hardware e, a certa altura, o olho humano não é nem sequer capaz de perceber resoluções de tela mais altas.
É por isso que cerca de 300 milhões de iPhones em todo o mundo não são renovados há mais de quatro anos, de acordo com uma nota de investigação do analista Dan Ives da empresa de investimentos Wedbush no mês passado. Como resultado, as vendas do iPhone, que representam metade da receita da empresa, têm sido lentas.
Da mesma forma, o Apple Watch e os AirPods viram principalmente atualizações adicionais nos últimos anos que não persuadiram os clientes a desembolsar centenas de dólares por dispositivos um pouco melhores.
Na segunda-feira, a Apple fez vários anúncios que acredita que podem promover um novo ciclo de vendas importante.
IPhone 16
A Apple anunciou que o iPhone 16 seria o primeiro modelo concebido especificamente para a inteligência artificial generativa, o que permitiria aos utilizadores criar texto e imagens com um comando de linguagem natural. Tanto o iPhone 16 como o iPhone 16 Pro estarão disponíveis para pré-encomenda a partir de sexta-feira e nas lojas a partir de 20 de setembro, anunciou a Apple.
Botão de controlo da câmara: Uma nova funcionalidade de controlo da câmara, acedida através de um botão na parte lateral do telefone, que dará aos utilizadores acesso a “inteligência visual”, explicou na segunda-feira Craig Federighi, vice-presidente sénior de engenharia de software. Por exemplo, depois de clicar no controlo da câmara, um utilizador pode apontar a câmara para um restaurante e o iPhone 16 irá obter informações como críticas, o menu e como fazer uma reserva. Também pode ser utilizado para identificar coisas como raças de cães ou pontos de referência e para adicionar coisas à sua agenda.
Melhorias na Siri: O Siri poderá agora consultar as mensagens de texto dos utilizadores, o que significa que poderá recordar recomendações de TV e música enviadas por amigos, referiu Federighi. Por exemplo, pode dizer: “Envie à Erica as fotografias do churrasco de sábado” e a Siri perceberá quais as fotografias a enviar e enviá-las-á automaticamente para a pessoa certa.
Novas cores: Os novos telemóveis estão disponíveis em branco, preto, azul-petróleo, “ultramarino” e cor-de-rosa. Também estão disponíveis em dois tamanhos: 6,1 polegadas para o iPhone 16 e 6,7 polegadas para o iPhone 16 Plus. A linha 16 também vem repleta de botões, incluindo o botão de ação personalizável da geração anterior. Também adiciona um novo controlo deslizante da câmara, que é uma pequena área nivelada na parte lateral do telefone que funciona por toque capacitativo, tal como o ecrã do telefone responde a um dedo. Os utilizadores podem deslizar um dedo ao longo do cursor para aceder e utilizar diferentes funcionalidades da câmara, como a profundidade de campo.
Processador mais rápido: O iPhone 16 vem com mais 17% de largura de memória do sistema para suportar melhor a Apple Intelligence, um ecrã de vitrocerâmica que promete ser 50% mais resistente e uma GPU 40% mais rápida do que o modelo anterior.
O mesmo preço: O novo iPhone 16 terá o preço inicial de 989 euros, informou a empresa. O iPhone 16 Plus começa nos 1139 euros.
IPhone 16 Pro
O iPhone 16 Pro, o iPhone topo de gama da Apple, apresenta ainda mais funcionalidades de IA do que o iPhone 16.
Ecrãs maiores: A linha iPhone 16 Pro é maior em 0,2 polegadas do que os modelos do ano passado: o Pro básico tem 6,3 polegadas e o Pro Max tem 6,9 polegadas, permitindo aos utilizadores ver e fazer mais no ecrã. A Apple afirmou que os dispositivos incluem as margens mais finas de sempre.
Melhor bateria, novas cores: O iPhone 16 Pro também apresenta a bateria de maior duração em qualquer um dos seus iPhones e vem em quatro cores: titânio branco, titânio mais escuro, titânio natural e titânio deserto de cor castanha.
Vídeo 4K: O novo iPhone 16 topo de gama também permite filmar em resolução 4K a 120 fotogramas por segundo, com a capacidade de fazer um vídeo em câmara lenta após a gravação de um clip, em vez de tentar agarrar a definição certa enquanto a ação está a acontecer. A linha Pro também está a ser melhorada em termos de gravação de áudio, incluindo áudio espacial com ruído de fundo reduzido, permitindo que os vídeos captem as conversas das pessoas centradas no vídeo a partir do ruído ambiente à sua volta.
Preço: O novo Apple iPhone 16 Pro terá um preço de 1249 euros e o iPhone 16 Pro Max custará 1.499 euros, anunciou a empresa na segunda-feira.
AirPods
A Apple apresentou a versão mais recente da sua linha de AirPods, que a empresa considera o conjunto “mais confortável” até à data. E os AirPods Pro ganharam uma funcionalidade de aparelho auditivo que está a aguardar aprovação regulamentar.
Nova forma: A Apple afirmou que os AirPods 4 foram redesenhados com ferramentas de modelação avançadas para que os auriculares se adaptem melhor aos ouvidos dos utilizadores.
Novas funcionalidades: Os AirPods 4 também vêm com mais controlo para reproduzir e parar música, iniciar e terminar chamadas, e agora incluem USB-C através do estojo de carregamento. Também vêm com uma série de funcionalidades que normalmente se encontram no modelo Pro de gama alta, incluindo cancelamento de ruído ativo e “modo de transparência”, que permite aos utilizadores ouvir o ambiente exterior.
Dois preços: Os novos AirPods 4 custarão 149 euros e os AirPods 4 com a funcionalidade de cancelamento de ruído ativo serão ligeiramente mais caros, custando 199 euros, anunciou a empresa na segunda-feira.
Recurso de aparelho auditivo: O novo modelo AirPods Pro da Apple virá com um recurso de aparelho auditivo de venda livre de nível clínico, disse a empresa, bem como um teste clínico de audição que os utilizadores podem aceder nos seus iPhones. A Apple disse que espera receber autorização da Food and Drug Administration dos EUA e de outros reguladores em breve, mas o recurso estará disponível em mais de 100 países e regiões, incluindo os EUA, este mês.
Apple Watch
O novo Apple Watch 10 é o smartwatch mais fino que a Apple já fabricou - e tem o maior ecrã de sempre do Apple Watch - 30% maior do que os Apple Watches anteriores.
Novo visual: O relógio vem com um novo acabamento em titânio polido em preto brilhante, juntamente com ouro rosa e prata.
Detecta a apneia do sono: O último relógio da Apple pode detetar a apneia do sono, disse a empresa na segunda-feira. A condição comum e potencialmente perigosa pode fazer com que a respiração pare enquanto as pessoas estão a dormir. O recurso de deteção está a aguardar autorização da Food and Drug Administration dos EUA, disse a Apple, e espera-se que esteja disponível em mais de 150 países e regiões no final deste mês.
Carregamento mais rápido: A Apple afirma que o novo Apple Watch também carrega rapidamente - até 80% em 30 minutos, e tem uma duração de bateria de até 18 horas.
Novas funcionalidades: O dispositivo mais recente, que agora pode ficar a 6 metros debaixo de água, possui um sensor de temperatura da água e um medidor de profundidade. Também tem especificações especificamente concebidas para a prática de snorkeling, como a direção e o tempo passado debaixo de água.
Preço e disponibilidade: O novo relógio Series 10 da Apple terá um preço inicial de 459 euros, segundo a empresa. Já está disponível para pré-encomenda e estará disponível a 20 de setembro.