Não sabe se há de investir em Bitcoin? Estes são os outros grandes nomes no mundo das criptomoedas

CNN , Anneken Tappe
23 nov, 08:50
Criptomoedas. Yuriko Nakao/Getty Images
Criptomoedas. Yuriko Nakao/Getty Images

PUB

As criptomoedas atingiram novos máximos históricos este mês, após tornarem-se mais apelativas aos investidores convencionais.

Esta semana, a Bitcoin, a moeda digital mais popular, atingiu um novo máximo histórico de cerca de 70 mil dólares, por moeda. Valorizou quase 125% este ano, contra os menos de 24% de valorização do velhinho S&P 500 (SPX).

PUB

No último mês, iniciou-se a negociação do primeiro ETF da Bitcoin, permitindo a entrada dos investidores na febre das criptomoedas, sem comprar as moedas instantaneamente.

A febre das criptomoedas veio para ficar. No entanto, ainda pairam muitas dúvidas quanto ao tipo de regulação a aplicar a esta classe de ativos. Até alguns dos grandes nomes de Wall Street, onde se incluem o CEO da JPMorgan, Jamie Dimon, mantêm algum cepticismo em relação à resistência das criptomoedas.

Para os novos investidores, a miríade de moedas pode ser assustadora. Eis um resumo das cinco principais criptomoedas.

Bitcoin

A Bitcoin foi, desde sempre, o maior nome do universo das criptomoedas, com um valor atual de mais de 1,2 biliões de dólares em capitalização de mercado, segundo o CoinMarketCap.

PUB
PUB
PUB

Por unidade, o seu novo valor máximo é mais de 10 vezes superior à segunda maior criptomoeda.

Lançada por um criador anónimo em 2009, a moeda digital funciona através de tecnologia blockchain, outro termo em voga neste mundo. Basicamente, o blockchain é um sistema digital descentralizado para registar transações financeiras. Essa é a grande diferença entre a Bitcoin e as tradicionais moedas fiduciárias, como o dólar americano ou o euro, que são controladas por bancos centrais.

Muitos defensores da Bitcoin intitulam-na de “reserva de valor”, um termo convencionalmente reservado a investimentos seguros como o ouro, alegando que a moeda digital é uma boa ferramenta para combater a inflação, algo que preocupa muitos investidores neste momento.

Mas também é propensa a grandes alternâncias de valor, incluindo quebras repentinas.

Parte do valor da Bitcoin é determinado pelo número finito de moedas que podem ser criadas, 21 milhões. Nem todas estão em circulação. Os mineradores de Bitcoin utilizam computadores para resolver puzzles complexos e criar novos blocos na cadeia. Esse processo é recompensado com Bitcoin, cerca de metade de cada 210 mil blocos minerados.

PUB
PUB
PUB

Esses cortes pela metade da mineração levaram à volatilidade no valor da Bitcoin. E o processo de mineração utiliza imensa energia de computação e eletricidade, o que gerou algumas preocupações em torno do impacto ambiental da Bitcoin.

Ethereum

A Ethereum é o eterno segundo nome do mundo das criptomoedas.

Mas não deixa de ser uma das mais populares e valiosas moedas digitais e, com uma capitalização de mercado de quase 560 mil milhões de dólares, segue firmemente atrás da Bitcoin. Esta semana, atingiu o seu novo máximo histórico perto dos 5000 dólares, segundo dados da CoinDesk.

A Ethereum foi lançada em 2015, como um software de blockchain de código aberto com a sua própria criptomoeda, tendo valorizado mais de 540% no último ano. Foi alavancada por investidores que acreditam que a Ethereum, ou Ether, será crucial para o sistema financeiro descentralizado onde se incluem os contratos inteligentes e os NFTs (tokens não-fungíveis).

O software foi criado para alargar a utilização do blockchain para aplicações mais abrangentes, além da Bitcoin, tornando-o bem mais que uma simples criptomoeda.

PUB
PUB
PUB

E, ao contrário da Bitcoin, não existe um limite para a criação de Ether. Nascem constantemente novos tokens através de um processo de mineração idêntico.

Binance Coin

Binance Coin, ou tokens BNB, a terceira maior criptomoeda, com uma capitalização de mercado de mais de 100 mil milhões de dólares, é uma outra loiça. Produto da Binance Exchange, a maior plataforma de criptomoedas em termos de volumes negociados, foi criada como meio de pagamento de taxas na sua própria plataforma.

Tem um limite de 200 milhões de tokens BNB, mas os tokens são constantemente destruídos ou “queimados” para reduzir o fornecimento global e estabilizar o valor ao longo do tempo. Isso significa que o valor dos ativos da Binance não deverá flutuar tanto como o das outras criptomoedas.

A Binance Coin também é diferente por só poder ser trocada em outras criptomoedas e não em dólares ou outras moedas fiduciárias.

No verão passado, a Binance contratou Brian Brooks para chefiar os negócios nos EUA, o antigo chefe do Gabinete do Controlador da Moeda nos últimos oito meses da administração Trump. Brooks demitiu-se em agosto, ao fim de poucos meses, sendo atualmente o CEO da Bitfury, outra empresa mineradora de Bitcoin.

PUB
PUB
PUB

Tether

A Tether subiu ao quarto lugar da tabela das cinco maiores moedas digitais, com uma capitalização de mercado de cerca de 74 mil milhões de dólares.

É um exemplo de uma stablecoin (moeda estável), porque está fixada ao dólar americano, o que faz com que a Tether seja uma moeda mais estável que as outras criptomoedas, que podem ser muito voláteis. Foi criada em 2014, com um valor de um dólar, por unidade.

Sendo a incerteza sobre a regulação um tema em voga para todas as criptomoedas, as moedas estáveis podem correr um risco maior. No início do mês, o Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros, o Fundo de Garantia de Depósitos e o Gabinete do Controlador da Moeda, encorajaram o Congresso a regular as moedas estáveis com as mesmas regras do sistema bancário. Os reguladores temem que os ativos digitais não sejam assim tão estáveis e possam prejudicar investidores e originar estabilidade financeira.

Solana

A Solana é uma concorrente da Ethereum. É uma rede blockchain com a sua própria moeda digital, a Sol.

PUB
PUB
PUB

Tendo sido a Solana fundada durante a pandemia, em março de 2020, a criptomoeda valorizou mais de 10 000% no último ano, segundo dados da CoinGecko.

É isso mesmo: a criptomoeda valorizou de uns modestos dois dólares para mais de 200 dólares, por unidade, elevando a sua capitalização de mercado para mais de 70 mil milhões de dólares e ultrapassando outras moedas como a Cardano e a XRP, que também estiveram algum tempo entre as cinco melhores.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.

Dinheiro

Mais Dinheiro