Leis do Jogo: outras alterações relevantes confirmadas para 2019/20

23 abr 2019, 19:21
Michael Oliver (Reuters)

Jogadores substituídos terão de passar a deixar o campo pela linha mais próxima e até as regras do sorteio de moeda ao ar vão mudar

O International Board deu a conhecer nesta terça-feira o sumário das principais alterações às Leis do Jogo para 2019/20.

Para além das várias mudanças relativas às mãos/braços na bola, há outras leis que sofrem mutações, umas mais profundas do que outras. Confira algumas das mais relevantes.

Lei 3: substituições

O jogador substituído deve deixar o campo pela saída de campo mais próxima (a não ser que o árbitro dê indicação para se saia rapidamente pela linha do meio-campo ou por outro ponto do relvado devido a questões de segurança, lesão, etc).

Leis 5 e 12: agentes desportivos

Agentes acusados de conduta imprópria vão ser admoestados com cartões amarelos ou vermelhos. Se o sujeito não for identificado, será o treinador principal (enquanto elemento presente na área técnica em questão) a ser admoestado.

Lei 8: pontapé de saída

A equipa que ganhar o sorteio (moeda ao ar) pode agora escolher entre dar o pontapé de saída ou lado do campo para onde atacar (até agora só podiam escolher campo).

Lei 12: marcação rápida de livres em lances passíveis de admoestação de cartões amarelos ou vermelhos

Se o árbitro estiver prestes a exibir um cartão amarelo ou vermelho mas a equipa que sofreu a falta decidir bater rapidamente o livre e criar e criar uma situação de golo iminente, o árbitro pode adiar as admoestações até à paragem seguinte se a equipa infratora não estiver distraída pela ação do juiz.

Lei 13: livres

Quando houver uma barreira com três ou mais defesas, os atacantes não estão autorizados a estar a menos de um metro de distância; se tal suceder quando o livre for batido, a equipa que ataca será penalizada com um livre indireto contra.

Lei 14: pontapé de penálti

O batedor de penáltis da equipa pode receber rapidamente assistência e depois bater a falta.

O guarda-redes não pode tocar nos postes, barra ou rede. Não podem mover-se antes da bola partir e tem de ter pelo menos parte de um pé em cima da linha de golo quando o remate é cobrado.

Lei 16: pontapé de baliza

Assim que a bola for reposta em jogo, pode ser jogada antes de sair da grande área. Adversários têm de permanecer fora da área até ao momento em que a bola for colocada em jogo.

Patrocinados