Jogo que estreia nova tecnologia terá Tiago Martins como AVAR

3 ago 2022, 17:28
Tiago Martins (DR)

Nova tecnologia de fora de jogo será usada na partida da Supertaça Europeia entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt e em todos a partir da fase de grupos da Liga dos Campeões

A UEFA anunciou esta quarta-feira que vai utilizar pela primeira vez a tecnologia semi-automatizada de fora de jogo (SAOT), na Supertaça Europeia entre o Real Madrid e o Eintracht Frankfurt, que vai acontecer no dia 10 de agosto, em Helsínquia. 

Com estreia prevista inicialmente para o próximo Campeonato do Mundo, que se realiza entre novembro e dezembro deste ano, foi o próprio organismo a explicar, através de um comunicado, esta antecipação e a informar que a mesma tecnologia será usada na fase de grupos da Liga dos Campeões da presente temporada.

«A UEFA está constantemente à procura de novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Este sistema inovador permitirá às equipas de vídeoárbitro [VAR] determinar situações de fora-de-jogo de forma rápida e precisa, melhorando o fluxo do jogo e a consistência das decisões», disse o responsável pela arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti.

O novo sistema funcionará graças a câmaras especializadas em rastrear 29 pontos corporais diferentes por jogador, tendo sido realizados um total de 188 testes desde 2020, incluindo todos os jogos da Liga dos Campeões da época passada, a fase a eliminar da Liga dos Campeões feminina e a fase final do Campeonato da Europa feminino, bem como as restantes finais das competições de clubes.

O inglês Michael Oliver será o árbitro da partida, assistido pelos compatriotas Stuart Burt e Simon Bennett, já o português Tiago Martins estará presente neste encontro como um dos assistentes do videoárbitro (AVAR).

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Mais Lidas

Patrocinados