Ciclista da Rússia condena invasão: «Maioria dos russos quer paz»

25 fev 2022, 21:28
Pavel Sivakov (Tim de Waele/Getty Images)

Pavel Sivakov, da Ineos, diz que tem «os seus pensamentos com o povo ucraniano»

O ciclista russo Pavel Sivakov, que corre pela equipa da Ineos, condenou esta sexta-feira a invasão das tropas russas ao território da Ucrânia, defendendo que «a maioria» do povo russo não quer que a guerra esteja a acontecer.

Sivakov, de 24 anos, que é um dos principais talentos do ciclismo russo da atualidade, diz ainda ter os pensamentos com o povo ucraniano e que a origem de cada pessoa não devia ser motivo de ódio.

«Têm sido dias difíceis, vendo o que está a passar-se atualmente. Primeiro, só queria dizer que sou totalmente contra a guerra e não consigo estar indiferente ao que está a passar-se na Ucrânia. Todos os meus pensamentos estão com o povo ucraniano», começou por escrever, através da rede social Instagram, na noite desta sexta-feira.

«Em segundo lugar, também quero que as pessoas entendam que a maioria dos russos só quer paz e nunca pediu que isto acontecesse. Não deveríamos ser alvos de ódio só por causa da nossa origem. Sei que estas linhas não vão fazer grande diferença à situação atual, mas queria partilhá-las. Paz», finalizou Sivakov.

O ciclista, que nasceu em San Donà de Piave, em Itália, é o atual número 157 do ranking da União Ciclista Internacional (UCI) e é mesmo o segundo russo melhor colocado, só atrás de Aleksandr Vlasov, 25.º da hierarquia.

Relacionados

Patrocinados