Filho do antigo ditador Khadafi anuncia candidatura à presidência da Líbia

Cláudia Évora , com Lusa - notícia atualizada às 12:17
14 nov, 11:09
Saif al-Islam al-Khadafi
Saif al-Islam al-Khadafi

Saif al-Islam al-Khadafi já apresentou toda a documentação para a candidatura

PUB

O filho do antigo ditador Khadafi anunciou, este domingo, a sua candidatura às eleições presidenciais na Líbia, que se realizam já em dezembro.

De acordo com a agência Associated Press (AP), Saif al-Islam al-Khadafi já apresentou toda a documentação para a candidatura na cidade de Sebha. 

PUB

O candidato Saif al-Islam Muammar Kadhafi fez a sua candidatura à presidência do Estado líbio", anunciou a Alta Comissão Eleitoral (HNEC, na sigla em inglês) que organiza as eleições presidenciais de 24 de dezembro e as legislativas um mês mais tarde.

Com 49 anos, Saif al-Islam também viu ser emitido o seu cartão de eleitor na secção eleitoral número 21.021.

No final de julho, o filho mais novo de Muammar Kadhafi falou, em entrevista ao New York Times, da sua intenção de se candidatar à presidência.

Recorde-se que Saif al-Islam esteve detido durante cinco anos, por crimes de guerra relacionados com a revolução que teve lugar na Líbia em 2011, tendo sido condenado à morte em 2015, depois de um julgamento rápido.

PUB
PUB
PUB

No entanto, o grupo armado que o deteve recusou-se a entregá-lo às autoridades ou ao Tribunal Penal Internacional, que o procura desde 2011 sob a acusação de "crimes contra a humanidade". Tendo-o libertado em 2017.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

África

Mais África