Ainda na última madrugada, o Brasil derrotou o Chile por 3-0
Colômbia, Uruguai e Paraguai conseguiram, na penúltima jornada da fase de qualificação da América do Sul, o bilhete para o Mundial de futebol, que se vai disputar no México, Estados Unidos da América e Canadá, no próximo ano.
A seleção da Colômbia vai estar pela sétima vez numa fase final, depois de ter vencido, em casa, a Bolívia por 3-0, com golos dos ex-FC Porto, James Rodríguez e Juan Quintero, tendo Jhon Córdoba apontado o restante golo do encontro. Richard Ríos (Benfica) foi totalista e Luis Suárez (Sporting) não saiu do banco nos Cafeteros.
Pelo mesmo resultado, o Uruguai, com Zalazar (Sp. Braga) em campo a partir do minuto 77, bateu o Peru, com golos de Rodrigo Aguirre, Giorgian de Arrascaeta e Federico Viñas, e apurou-se para o seu 12.º Mundial, enquanto os peruanos ficaram afastados do torneio.
Quanto ao Paraguai estará de regresso a um Mundial, pela primeira vez desde 2010, depois de um empate a zero contra o já apurado Equador.
Nota ainda para a vitória do Brasil na receção ao Chile, por 3-0, marcaram Estêvão, Lucas Paquetá, este apenas 40 segundos após ter entrado em campo, e Bruno Guimarães. A Canarinha é segunda classificada no grupo, atrás da Argentina, que venceu a Venezuela por 3-0.
A fase sul-americana de qualificação para o Mundial fica concluída na próxima semana. Em aberto está apenas o lugar de acesso ao play-off intercontinental, ocupado nesta altura pela Venezuela com 18 pontos, mais do que a Bolívia.