FIFPro e ligas pedem à FIFA ajuda com jogadores estrangeiros na Rússia

7 mar 2022, 14:43
Lokomotiv de Moscovo-Yenisey (twitter Lokomotiv)

«Podem considerar que não estão dispostos a continuar num clube russo», referem as duas entidades

O Sindicato Internacional de futebolistas (FIFPro) e o Fórum das Ligas Mundiais (WLF) pediram à FIFA que permita que qualquer jogador estrangeiro vinculado a um clube russo possa rescindir contrato, sem consequências, para que possa ainda assinar livremente por outro emblema.

Numa carta enviada à secretária-geral da FIFA, a senegalesa Fatma Samoura, e divulgada esta segunda-feira pelos dois organismos, FIFPro e WLF defenderam a necessidade de criar condições para que os jogadores estrangeiros que atuam na Rússia possam abandonar o país e continuar a carreira noutros campeonatos, sem que sejam punidos por isso.

«Esses jogadores estrangeiros podem legitimamente considerar que não estão dispostos a continuar a representar um clube russo. Devem poder rescindir imediatamente contrato com o seu empregador, sem enfrentar sanções de órgãos internacionais, e assinar por um novo clube sem serem limitados por regulamentos e pelo período de transferências», lê-se na carta.

A FIFPro e a WLF também solicitam à FIFA que facilite a contratação dos jogadores que já saíram da Rússia e também da Ucrânia e que estão sem clube, fazendo cair a limitação do número de emblemas que podem representar na mesma temporada, atualmente definida em três.

 

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados