Valência mais uma vez na final da Liga dos Campeões

8 mai 2001, 22:35

Vitória categórica (3-0) sobre o Leeds O Valência qualificou-se para a final da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo com uma vitória categória (3-0) sobre o Leeds, no Estádio Mestalla

A qualificação do Valência para a final da Liga dos Campeões, conseguida esta terça-feira depois de vitória sobre o Leeds United por 3-0, permite ao Real Madrid a hipótese de fazer história amanhã (quarta-feira). Se a equipa de Luís Figo eliminar o Bayern Munique e se qualificar para o jogo decisivo será a primeira vez na História da prova (que leva já 45 edições) que dois clubes repetem uma final em anos consecutivos.  
 
A reedição do Real Madrid-Valência do ano passado seria uma novidade na principal competição europeia de clubes, mas para isso o campeão europeu terá de vencer em Munique o Bayern, já que perdeu em casa na primeira mão por 0-1.  
 
Há apenas quatro finais repetidas nos 45 anos de Liga (ou Taça) dos Campeões, nunca em dois anos seguidos: o Real Madrid-Stade Reims (em 55/56 e 58/59, com duas vitórias espanholas), o Milan-Benfica (62/63 e 89/90, com duas vitórias italianas), o Milan-Ajax (68/69 e 94/95, uma vitória para cada lado) e o Ajax-Juventus (72/73 e 95/96, uma vitória para cada lado).  
 
Valência: terceiro derrotado a voltar à final no ano seguinte  
 
O Valência, de qualquer forma, já fez História esta terça-feira. É a 20ª vez que uma equipa se qualifica para a final em anos seguidos, mas apenas a terceira em que a equipa que o consegue tinha perdido a final no ano anterior. Antes do Valência apenas o Milan e a Juventus tinham conseguido fazer esquecer o desaire com nova presença no jogo decisivo, curiosamente com sortes diferentes no segundo jogo.  
 
O Milan, depois de perder em 1992/93 com o Marselha (0-1), chegou na temporada seguinte à final para se sagrar campeão com um concludente 4-0 sobre o Barcelona. A Juventus esteve na final da Liga dos Campeões em três anos consecutivos. Depois de vencer a competição em 95/96 (bateu o Ajax nos penalties), deixou escapar o troféu no ano seguinte para o Borussia Dortmund. A equipa italiana voltou ao jogo decisivo em 97/98 para nova derrota, desta vez frente ao Real Madrid.  
 
O Real Madrid é a equipa com mais presenças consecutivas na final da Liga (ou Taça) dos Campeões - cinco, nas cinco primeiras edições da competição, tendo vencido todas.  
 
São estes os clubes que, por 21 vezes, imitaram a presença na final do ano anterior: 
Real Madrid (4 vezes) 
Milan e Ajax (3) 
Benfica, Bayern Munique, Liverpool e Juventus (2) 
Inter, Nottingham Forest e Valência (1) 

Patrocinados