Israel envia aviões de resgate após agressões a adeptos em Amesterdão

8 nov, 09:12
Confrontos em Amesterdão antes do Ajax-Maccabi Telaviv (EPA/JMichel van Bergen)

Mais de meia centena de adeptos foram detidos e dez ficaram feridos devido aos incidentes antes do Ajax-Maccabi Telavive

Dez cidadãos israelitas ficaram feridos na última noite, durante as agressões em Amesterdão, antes do jogo entre Ajax e Maccabi Telavive, que terminou com vitória da equipa neerlandesa (5-0).

Centenas de adeptos israelitas foram atacados quando se encontravam reunidos numa praça da capital dos Países Baixos, onde estavam manifestantes pró-palestinianos. Antes disso, alguns israelitas foram filmados a rasgar bandeiras da Palestina e a entoar cânticos pró-Israel. A polícia local deteve 57 pessoas.

O presidente israelita considerou que as imagens são «um horror». Já o novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Gideon Sa'ar, apontou que os incidentes são «bárbaros e antissemitas».

«Espero que as autoridades dos Países Baixos atuem de imediato e tomem as medidas necessárias para proteger, localizar e resgatar todos os israelitas e judeus atacados», disse.

O primeiro-ministro de Israel ordenou o envio de dois aviões de resgate para retirar os cidadãos israelitas e exigiu às autoridades dos Países Baixos «atuação firme e rápida» contra os agressores.

O chefe do Executivo de Israel, Benjamin Netanyahu, esteve em contacto telefónico com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Dick Schoff, a quem agradeceu por classificar estes incidentes como um «ato antissemita».

Refira-se que, na quarta-feira, a presidente da Câmara de Amesterdão, Feme Halsema, proibiu uma manifestação de apoio à Palestina que ia decorrer junto ao estádio do Ajax por recear «problemas».

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados