Treinador alemão recruta adjunto em Portugal e junta-se a Eriksson e Capello em lote restrito
Agora é oficial: Thomas Tuchel é o novo selecionador de Inglaterra.
Esta seleção estava sem timoneiro desde julho, depois da derrota na final do Euro 2024, diante de Espanha. De forma temporária, Lee Carsley colmatou a saída de Gareth Southgate.
Assim, Thomas Tuchel, de 51 anos, é o terceiro selecionador recrutado fora do Reino Unido. Tais proezas apenas foram conseguidas por Sven-Goran Eriksson e Fabio Capello.
O alemão fará a estreia em seleções, depois de orientar Mainz, Dortmund, PSG, Chelsea e Bayern Munique. Neste percurso, de 15 anos, conquistou todos os títulos em França, além da Bundesliga e da Taça da Alemanha.
Quanto a títulos continentais, arrecadou a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes, sempre pelo Chelsea (2021).
Em comunicado, na manhã desta quarta-feira, a federação inglesa (FA) esclarece que Tuchel pediu a contratação de Anthony Barry, até esta terça-feira adjunto de Roberto Martínez por Portugal.
O elo entre o novo selecionador de Inglaterra e Barry remonta às épocas no Bayern Munique e no Chelsea.
Anthony Barry is England's new assistant head coach - he knows Thomas Tuchel well, and he's had quite the career path! 👀#BBCFootball pic.twitter.com/7aBrQsB8Lk
— Match of the Day (@BBCMOTD) October 16, 2024
O referido comunicado da FA revela que os pedidos de Tuchel foram aprovados a 8 de outubro, ainda que o acordo tenha sido mantido – dentro do possível – em confidencialidade, para não perturbar os compromissos de Inglaterra na Liga das Nações.
«A dupla começará a trabalhar a 1 de janeiro de 2025, antes da fase de qualificação para o Mundial 2026. (…) O técnico interino Lee Carsley permanecerá no comando até à conclusão da fase de grupos da Liga das Nações, em novembro. Depois, regressará ao cargo de selecionador dos sub-21, liderando a defesa do título europeu», esclarece a FA.
Ready to get to work 👊
— England (@England) October 16, 2024
Nas primeiras declarações enquanto selecionador de Inglaterra, Tuchel agradeceu a oportunidade.
«Estou muito orgulhoso por receber esta honra. Há muito que sinto uma conexão com o futebol deste país, o que já me proporcionou alguns momentos incríveis. Esta é a oportunidade de trabalhar com um grupo especial e talentoso», referiu o alemão.
Já Anthony Barry – que também foi adjunto nas seleções de República da Irlanda e Bélgica – revelou-se entusiasmado por regressar ao país natal.
«Para qualquer inglês, trabalhar com a seleção é o auge, pelo que não hesitei. Este é um grupo muito talentoso e fez imenso para unir o país», referiu o antigo médio, natural de Liverpool.
Thomas Tuchel. Our #ThreeLions head coach from 2025. 🏴
— England (@England) October 16, 2024
[artigo atualizado]