Real Madrid vence Santos em jogo particular

5 set 2000, 23:45

Golos apareceram perto do final O adversário espanhol do Sporting na Liga dos Campeões apresentou-se esta terça-feira aos sócios e venceu. Mas só final, com um golo de grande penalidade. Em Espanha ainda só se joga a brincar. Desta vez estava em causa o troféu Santiago Bernabeu. Figo jogou a primeira parte.

O Real Madrid venceu a XXII edição do torneio Santiago Bernabeu disputado hoje à noite no seu próprio estádio, depois de derrotar a equipa brasileira do Santos por duas bolas a zero, num jogo que serviu também para apresentar Luís Figo perante os adeptos da equipa merengue. 

Figo jogou toda a primeira mitade e esteve bastante activo, embora o seu único remate à baliza tenha saído fora, à direita do guarda-redes brasileiro. A nova estrela do Real, que recebeu muitos aplausos de todo o público, foi substituída após o intervalo, e deixou a sua posição no relvado durante a segunda metade ao inglês Steve McManaman. 

A equipa madridista manteve o controlo da bola durante a maior parte do jogo e teve as melhores ocasiões para marcar, embora tenha voltado a demonstrar ter saudades de Morientes. Os jogadores do Real conseguiam chegar facilmente perto da grande área, mas não encontravam depois boas posições para tentar o remate. Assim, jogadores como Roberto Carlos ou Celades tentaram surpreender o guarda-redes brasileiro com lançamentos desde longe. 

Depois de Raul ter dores após o jogo internacional contra a Bosnia Herzegóvina, no sábado, o treinador, Vicente del Bosque, preferiu não assumir riscos e o ex-benfiquista Tote ocupou a posição de avançado titular. Tentou entrar em jogo, mas confirmou as dúvidas dos que acham que o Real precisa dum novo número nove. Aliás, não teve fortuna, pois caiu lesionado e teve de ser substituído antes do fim da primeira metade. 

O Real desaproveitou duas grandes oportunidades de ganhar vantagem no marcador, uma por Hierro, depois de um canto, e outra de Guti, que lançou a bola por cima da baliza quando ficou sozinho perante o guarda-redes. O Santos, nos poucos momentos em que tinha o controlo da bola, levava muito perigo nos contra-ataques de Edmundo e Dodô. 

Depois do intervalo a paisagem não mudou. A maioria dos melhores jogadores do Real ficou no balneário e os reservas tiveram a sua oportunidade, mas o Real Madrid seguia com a posse de bola, mas sem muito perigo. O Santos tentou continuar com a sua estratégia e quase obteve sucesso em duas chegadas da sua dupla de avançados. 

Mas quando parecia que o jogo ia acabar empatado, uma bola comprida chegou ao francês Makelele, que foi empurrado por detrás quando estava a entrar na grande área. A grande penalidade foi marcada por Savio. Mas não ia ficar assim o resultado. O Santos tentou atacar e foi o Real quem utilizou a velocidade para pôr em perigo os brasileiros. A menos de cinco minutos do final do jogo, Munitis fez o segundo golo que ia fechar o marcador com um forte lançamento desde fora da grande área. 

O Real Madrid conseguiu assim ganhar o seu próprio torneio e demostrar aos adeptos que está pronto para o jogo do próximo sábado contra o Valência, o primeiro da Liga. Um desafio com interesse especial, pois vai ser a primeira vez que ambas as equipas se defrontam depois da final da Liga dos Campeões do pasado mês de Maio. 

Ficha do jogo 

REAL MADRID-César; Michel Salgado (Helguera, 81'), Hierro (Julio César, 60'), Iván Campo (Karanka, 60') e Roberto Carlos (Solari, 46'); Celades, Guti (Rivera, 60'), Makelele e Figo (McManaman, 46'); Savio y Tote (Munitis, 44').  

SANTOS-Pitarelli; Preto (Júlio César, 85 m), Anderson Luis, Leo, Sangaletti; Claudiomiro (Marcio Santos, 71'), Renato, Robert (Caio, 79 m) e Rincón; Edmundo e Dodó.  

GOLOS: 1-0, Sávio, de grande penalidade, 83 m; 2-0, Munitis, 87 m.

Patrocinados