Hooligans dão férias a reclusos belgas

7 jun 2000, 14:23

Para haver espaço nas prisões As autoridades belgas vão permitir que reclusos que cumprem penas até três anos vão de férias durante o Euro. O objectivo é ter celas disponíveis para os hooligans.

Os reclusos belgas que estejam a cumprir penas inferiores a três anos de prisão não motivadas por crimes sexuais vão poder ir de férias durante o Campeonato da Europa. A medida, divulgada hoje e confirmada pelo Ministério da Justiça, prevê a disponibilização de mil celas para prevenir a necessidade de prender hooligans que causem distúrbios durante o Europeu. 

As férias de Verão devem ser solicitadas ao director da cadeia e os reclusos devem ter residência na Bélgica. O objectivo das autoridades belgas é que os adeptos violentos estejam até ao máximo de cinco dias na prisão antes de serem presentes em tribunal. 

A preocupação com actos de violência tem dominado a preparação do Campeonato da Europa. O jogo de 17 de Junho entre Alemanha e Inglaterra, em Charleroi, é a principal dor de cabeça para as autoridades belgas. São esperados no Europeu 20 mil adeptos ingleses e 20 a 25 mil alemães. 

A seguir, os países escandinavos devem ser os mais representados. Calcula-se que 15 a 25 mil suecos, o mesmo número de dinamarqueses e 15 mil noruegueses se desloquem à Bélgica e à Holanda. De Portugal devem viajar seis mil pessoas.

Patrocinados