Chade falsifica idade de um jogador

19 jun 2000, 00:24

Selecção suspensa do Campeonato africano de sub-17

O Chade foi afastado do Campeonato Africano de sub-17 por falsificar a idade de um jogador. Ousmane Mahamat Baraka, assim se chama o rapaz, jogou contra a Líbia, numa partida que o Chade venceu por 3-0. Os líbios queixaram-se à Confederação Africana de Futebol (CAF), alegando que Baraka fora utilizado na Taça africana de vencedores de Taças de 1999 com uma idade diferente. 

Os responsáveis do Chade responderam que os líbios estavam a confundir dois jogadores com o mesmo nome e a CAF decidiu convidar os dois atletas a apresentarem-se na sua sede e a enfrentarem o comité organizador das competições juvenis. 

Realmente apareceram dois jogadores e enfrentaram o comité da CAF, mas sem sucesso. Depois de examinar as fotos das equipas e as licenças e passaportes dos jogadores, a CAF concluiu que o Ousmane Mahamat Baraka que estivera no Líbia-Chade em sub-17 era o mesmo que jogara na Taça das Taças em 99, com uma idade que fazia com que já não fosse sub-17 em 16 de Abril deste ano, a data do jogo. 

Consequência: para já o Chade fica afastado da prova de nações de sub-17, reservando-se a CAF o direito de aplicar outras sanções à Federação daquele país na reunião marcada para 26 de Julho, no Cairo.

Patrocinados