Antigo médio da seleção italiana lida com uma miastenia grave há 15 anos
De há 15 anos para cá, o quotidiano de Gennaro Gattuso, que enquanto jogador viveu os seus dias de glória no AC Milan e hoje é treinador de futebol, é condicionado por uma miastenia grave, uma doença autoimune que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos.
O antigo médio revelou a situação numa entrevista ao canal oficial da Federação Italiana de Futebol, onde contou que luta «contra a doença com a ajuda da cortisona».
«Milhares de pessoas escrevem-me a pedir conselhos e perguntam-me como é que podem conseguir ter tanta energia com esta doença. Durante quatro ou cinco anos, deixei de comer e beber coisas de que gostava, como um copo de vinho. Quando se tem diplopia, quando se vê a dobrar, não é fácil, mas sempre acreditei que era mais forte do que a doença», acrescentou.
A miastenia grave é uma doença autoimune, rara e progressiva, que pode afetar o normal funcionamento de diferentes músculos do corpo.
Enquanto atleta, Gattuso foi internacional italiano em 73 ocasiões, tendo conquistado diversos títulos, entre eles duas Ligas dos Campeões, pelo AC Milan, e um Mundial, em 2006, pela seleção transalpina.
Aos 47 anos, é treinador do Hajduk Split, na Croácia. Recentemente, foi igualmente notícia por ter cortado a barba, 22 anos depois, para apoiar a Liga contra o cancro de Split.