IFFHS nomeia Mourinho e Abel para o prémio de melhor treinador do mundo

25 dez 2022, 18:34
JOSÉ MOURINHO
A UEFA decidiu criar uma nova prova e o treinador português não perdeu tempo: juntou a Liga Conferência ao palmarés, com a vitória da Roma sobre o Feyenoord (1-0), e tornou-se o primeiro treinador a juntar esta competição a um currículo que já incluía Liga dos Campeões e Taça UEFA/Liga Europa. Aconteça o que acontecer, jamais será esquecido na capital italiana, por ter quebrado um «jejum» de 14 anos sem títulos para a AS Roma. Com a saída de Fernando Santos da Seleção Nacional, após o Campeonato do Mundo, voltou a ser visto pela Federação Portuguesa de Futebol como a opção mais natural para o cargo.

Dupla portuguesa concorre com outros 13 técnicos

José Mourinho e Abel Ferreira estão nos nomeados da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol para melhor treinador do ano em 2022.

Mourinho, refira-se, venceu a Liga Conferência ao serviço da Roma, ao passo que Abel ganhou três troféus no Palmeiras: o Brasileirão, o Paulista e a Recopa sul-americana.

Na categoria de selecionador, refira-se, também há dois técnicos lusos nomeados: Fernando Santos e Paulo Bento.

Além de Mourinho e Abel, há outros 13 nomeados ao prémio da IFFHS: Carlo Ancelotti, Jurgen Klopp, Pep Guardiola, Unai Emery, Julian Nagelsmann, Oliver Glasner, Luciano Spalletti, Dorival Júnior, Luiz Felipe Scolari, Hugo Ibarra, Walid Regragui, Brian Schmetzer e Albert Riera.

Em 2021, foi Thomas Tuchel a vencer esta distinção.

Relacionados

Patrocinados