Taça da Ásia: Líbano eliminado por um cartão, Vietname em frente

17 jan 2019, 19:07
Cartão amarelo (genérica)

Já está definido o quadro dos jogos dos oitavos de final

O Vietname qualificou-se para os oitavos de final da Taça da Ásia como um dos quatro melhores terceiros classificados da fase de grupos, batendo o Líbano pela diferença de cartões amarelos. As duas seleções terminaram a fase de grupos com os mesmos pontos e a mesma diferença de golos, pelo que foi preciso recorrer ao critério disciplinar para decidir quem seguia para a fase a eliminar.

Os Dragões Dourados, a alcunha do Vietname, fecharam a fase de grupos com uma vitória sobre o Iémene por 2-0, garantindo o terceiro lugar no Grupo D, atrás do Irão de Carlos Queiroz e do Iraque, com três pontos e um saldo negativo de menos um golo (4-5).

O Líbano, por seu lado, terminou a primeira fase com os mesmos números do que o Vietname, depois de ter fechado o Grupo E, esta quinta-feira, com uma goleada à Coreia do Norte (4-1). Tal como a seleção vietnamita, o Líbano somou três pontos, marcou quatro golos e concedeu cinco.

Três dos quatro melhores classificados – Bahrain, Quirguistão e Omã – já estavam definidos, mas para definir a última vaga foi preciso recorrer ao critério disciplinar. O Vietname acumulou cinco cartões amarelos nos três jogos que realizou, enquanto o Líbano somou seis e, assim, fica eliminado pela diferença de um cartão. O Vietname, por seu lado, torna-se na 16.ª seleção qualificada para os oitavos de final.

A 15.ª tinha sido o Omã que, com uma vitória sobre o Turquemenistão (3-1), no fecho do Grupo F, garantiu outro dos melhores terceiros classificados. Uma qualificação arrancada nos últimos instantes do jogo, com Muhsen Al Ghassani (84m) e Mohamed Al-Musallami (90+3m) a marcarem os golos da determinante vitória.

Por seu lado, e num jogo entre duas equipas já apurados e que tinham triunfado nas duas primeiras rondas, o Japão conquistou o primeiro lugar do agrupamento, ao vencer o Uzbequistão por 2-1. Os uzbeques até marcaram primeiro, aos 40 minutos, por Eldor Shomurodov, mas os nipónicos, que precisavam de vencer para serem primeiros, conseguiram a reviravolta, com golos de Yoshinori Muto (43m) e Tsukasa Shiotani (58m).

 

Quadro dos oitavos de final:

Tailândia-China, 20 janeiro

Jordânia-Vietname, 20 janeiro

Irão-Omã, 20 janeiro

EAU-Quirguistão, 21 janeiro

Austrália-Uzbequistão, 21 janeiro

Japão-Arábia Saudita, 21 janeiro

Coreia do Sul-Bahrain, 22 janeiro

Qatar-Iraque, 22 janeiro

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados