Justiça russa pede nove anos e meio de prisão para Brittney Griner

4 ago 2022, 15:21
Brittney Griner (AP Photo/Alexander Zemlianichenko)

Procurador solicitou ainda pagamento de multa de cerca de 16 mil euros

O ministério público russo pediu, esta quinta-feira, uma pena de prisão de nove anos e meio para a basquetebolista norte-americana Brittney Griner, detida desde fevereiro na Rússia por alegado tráfico de drogas.

«A acusação considera que ficou provada a culpa de Brittney Griner», afirmou o procurador Nikolai Vlasenko, que também pediu que a jogador seja condenada ao pagamento de uma multa de um milhão de rublos (cerca de 16 mil euros).

Note-se que a legislação russa prevê uma pena máxima de 10 anos de prisão para o crime do qual Brittney Griner é acusada. A defesa da basquetebolista, que ainda nesta quinta-feira deverá ter oportunidade de falar no tribunal de Jimki, pediu a absolvição.

Duas vezes campeã olímpica (Rio2016 e Tóquio2020) e uma das principais figuras da WNBA, Griner representa alternadamente a equipa norte-americana Phoenix Mercury e a russa Ecaterimburgo, conforme o calendário dos campeonatos.

A atleta foi detida a 17 de fevereiro, num aeroporto em Moscovo, após terem sido detetados óleos canabinoides, vaporizadores e outros produtos na sua bagagem, segundo as autoridades locais.

Griner afirmou que desconhece como os frascos surgiram na própria bagagem acrescentando, no entanto, que tem uma receita médica que lhe permite o uso de canábis para efeitos de saúde.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados