Covid-19: Argentina termina campeonato e não há descidas até 2022

27 abr 2020, 22:50
Boca Juniors campeão (EPA/JUAN IGNACIO RONCORONI)

Boca Juniors liderava o campeonato e é o novo campeão

A federação argentina anunciou esta segunda-feira a interrupção definitiva do campeonato de futebol. O Boca Juniors, equipa que liderava na altura da suspensão, é campeão nacional. A Copa Superliga foi cancelada. 

As informações foram avançadas pelo presidente da AFA, Claudio Tapia. «Vamos encerrar o campeonato para podermos designar as equipas qualificadas para competições continentais no próximo ano. Não haverá decidas em 2019/20 nem em 2020/21», afirmou o dirigente à TNT. 

O projeto delineado pela AFA contempla um torneio de transição «a partir de setembro ou outubro e até ao final do ano», que definirá a última equipa a entrar na Libertadores de 2021. Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors já estão qualificados. 

Para a Taça Sul-Americana, a segunda competição continental, apuraram-se seis equipas: Velez Sarsfield, San Lorenzo, Newells Old Boys, Talleres, Defensa Y Justicia e Lanús. 

No plano de Tapia, que será ratificado em breve, nenhum clube argentino desce até ao verão de 2022. Ou seja, como as subidas serão respeitadas, o escalão maior terá 26 emblemas por alturas do Mundial do Qatar. 

O governo argentino decretou medidas de confinamento no dia 20 de março. Essas medidas estarão em vigor pelo menos até 10 de maio. 

Relacionados

Patrocinados