Benfica é o segundo clube na Europa que forma mais jogadores no ativo

24 out 2022, 10:58

Estudo do Observatório do Futebol para 31 primeiras ligas de campeonatos europeus. Sporting e FC Porto também surgem no top-20 dos clubes mais formadores

O Benfica é o segundo clube da Europa que formou mais jogadores que estão no ativo nas 31 primeiras ligas europeias de países membros da UEFA, indica o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), esta segunda-feira.

O Ajax é o líder desta lista, numa hierarquia em que Sporting e FC Porto também fornecem várias dezenas de jogadores: leões e dragões surgem no top-20 da lista.

Para o CIES, apontam-se como clubes de formação «aqueles em que os futebolistas jogaram pelo menos três anos entre as épocas dos seus 15 aos 21 anos de idade».

O pódio fica completo com o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, numa lista em que o Real Madrid é, das cinco principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França), as «big-5», o que surge primeiro neste ranking.

Numa análise só às «big-5», o Sporting é o clube europeu, fora das cinco principais ligas europeias, que formou mais jogadores que estão no ativo nesses cinco campeonatos.

O estudo englobou 31 ligas europeias correspondentes ao «Atlas Demográfico» do CIES: além das «big-5», contaram na análise as primeiras ligas de Portugal, Turquia, Grécia, Chipre, Roménia, República Checa, Israel, Escócia, Polónia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Sérvia, Rússia, Bulgária, Bielorrússia, Noruega, Suíça, Finlândia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Croácia, Países Baixos e Eslovénia. Não estão consideradas, assim, ligas como as de Montenegro, Albânia, Macedónia do Norte, Kosovo, Islândia, Luxemburgo, Malta, Letónia, Lituânia e Estónia.

Além disso, considerou-se ainda o facto de os jogadores terem de estar nos respetivos clubes de análise desde o dia 1 de outubro e já terem jogado pelos mesmos em 2022/23, no campeonato ou, se não for o caso, que tenham jogado nas duas épocas anteriores como seniores (excluindo equipas B). Os segundo e terceiro guarda-redes de cada plantel também são considerados em todos os casos.

O CIES avaliou ainda os jogadores formados nos clubes a circular nas 31 ligas europeias através de um Índice de Formação, combinando o número de jogadores formados por cada clube com o capital de experiência definido pelo CIES para cada atleta e, nesse Índice, o Sporting surge no terceiro lugar entre as 31 ligas analisadas, com 82,3 por cento em 100, só atrás de Real Madrid (87) e de Ajax (100). Olhando apenas às «big-5», os leões surgem também em terceiro (70), mas atrás de Barcelona (84,1) e Real Madrid (100).

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados