Saiba tudo sobre o Euro aqui

VÍDEOS: confrontos em Bruxelas após a derrota da Bélgica com Marrocos

27 nov 2022, 17:52

Polícia teve de recorrer ao uso de canhões de água e gás lacrimogéneo numa das principais artérias da capital da Bélgica

Bruxelas foi palco de atos de vandalismo e confrontos graves instantes no dia do jogo entre Bélgica e Marrocos, a contar para o Mundial 2022.

Segundo jornal Het Laatste Nieuws (HLN), já se tinham registado alguns distúrbios numa zona central da capital belga ainda antes do duelo que terminou com a vitória marroquina por 2-0, mas a situação ficou ainda mais descontrolada após o jogo.

Nas imagens associadas é possível ver a dimensão dos estragos: trotinetes, motas e carros destruídos e incendiados e muito lixo acumulado.

Naquela zona, centenas de adeptos marroquinos celebravam a vitória da seleção africana, sendo que alguns dos responsáveis pelos atos de vandalismo estavam com os rostos tapados por máscaras. Num dos vídeos é possível ver uma pessoa a subir a fachada de um prédio para retirar de uma varanda uma bandeira da Bélgica.

A polícia acabou por intervir, recorrendo ao uso de canhões de água e de gás lacrimogéneo para dispersar um grupo de manifestantes munido de fogo de artifício que atacou na direção de elemento da autoridade. Foi ainda criada uma zona de contenção.

«Condeno veementemente os incidentes desta tarde. A polícia já interveio e aconselho os adeptos a não irem para o centro da cidade. A polícia está a fazer tudo para manter a ordem pública», disse, citado pelo HLN, o presidente da câmara de Bruxelas, que garantiu ter pedido a detenção dos manifestantes desordeiros.

Relacionados

Patrocinados