Morreu Ndakasi, a gorila que conquistou a internet ao posar para selfie

7 out, 10:34
"selfie" com gorilas
"selfie" com gorilas

Ndakasi morreu aos 14 anos de idade, depois de se tornar uma estrela na internet, ao posar para uma selfie capturada pelo guarda-florestal do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo

PUB

Ndakasi, um dos gorilas que se tornaram virais ao posarem para uma selfie junto a um guarda-florestal no Parque Nacional de Virunga, património da UNESCO na República Democrática do Congo, morreu no passado dia 26 de setembro, aos 14 anos de idade.

A notícia foi divulgada esta terça-feira pelo próprio parque, que expressou uma “verdadeira tristeza” pela morte da sua “querida gorila”, provocada por uma “doença prolongada”.

PUB


“Ndakasi deu o seu último suspiro nos braços do seu querido cuidador e amigo de longa data, Andre Bauma”, acrescentou o Parque Nacional de Virunga, referindo-se ao cuidador da gorila, que disse ter sido um "privilégio" cuidar do animal, destacando a sua "natureza querida", "inteligência" e "personalidade alegre".

Em abril de 2019, uma imagem divulgada no Facebook pelo Parque Nacional de Virunga conquistou os internautas pela pose descontraída das gorilas Ndakasi e Ndeze, ao lado do guarda-florestal Mathieu Shamavu, que capturou a selfie.


“Mais um dia no escritório…”, escreveu o guarda-florestal na publicação, que rapidamente se tornou viral.

PUB
PUB
PUB

Para o Parque Nacional de Virunga, "a morte de Ndakasi demonstra a importância de proteger os gorilas no seu habitat natural, onde eles crescem e a sua esperança de vida é maior", lembrando que a espécie está ameaçada devido a "uma série de massacres" de famílias de gorilas naquele parque natural.

Ainda assim, no decurso da vida de Ndakasi, o número de gorilas cresceu cerca de 47% - de 720 em 2007 para 1,063 em 2021", acrescenta o comunicado.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

África

Mais África