Lewandowski investigado por fuga ao fisco nos rendimentos publicitários

4 mar 2021, 19:25
Robert Lewandowski (Lukas Barth/EPA)

Revelação feita pela revista Der Spiegel

Robert Lewandowski não pagou impostos pelos seus rendimentos publicitários até 2026, segundo uma investigação revelada pela revista Der Spiegel. 

De acordo com a publicação germânica, que analisou «centenas» de documentos, o melhor jogador do mundo em 2020 socorreu-se durante anos de «truques duvidosos» para se furtar a pagar impostos tanto na Alemanha, país onde joga, como na Polónia, de onde é natural. 

O avançado do Bayern aproveitou brechas na legislação polaca, permissiva à criatividade fiscal, o seu advogado e amigo, Kamil Gorzelnik, terá adotado uma fórmula legal para a empresa detentora dos direitos de imagem do futebolista.

«Há riscos, mas há que arriscar para conseguir benefícios», escreveu Gorzelnik, num e-mail enviado ao assessor de Lewandowski, Cezary Kucharski.

Inicialmente, o advogado aproveitou uma isenção de impostos de 23 meses e posteriormente fez desaparecer 2,5 milhões de euros das contas da empresa para poder declarar prejuízos perante a administração fiscal.

«Graças a Kamil, evitei pagar impostos», escreveu Lewandowski numa mensagem de correio eletrónico dirigido ao seu assessor.

Desde que o fisco alemão o começou a investigar, em outubro, o internacional polaco tem evitado falar sobre os seus problemas fiscais: um seu porta-voz já referiu que Lewandowski sempre cumpriu com a lei e que está a cooperar com as autoridades dos dois países.

 

Relacionados

Patrocinados