Contra Elon Musk: clube alemão da Bundesliga anuncia saída do X

14 nov, 13:37
St. Pauli sai do X (St. Pauli)

St. Pauli diz que a rede social transformou-se numa «máquina de ódio» desde que o magnata a comprou e lança aviso sério sobre a campanha para as eleições na Alemanha: «Vai promover conteúdos autoritários, misantropos e de extrema-direita»

O St. Pauli, clube alemão que tem como uma das imagens de marca o forte envolvimento em diversas causas sociais, anunciou que vai abandonar a rede social X (antigo Twitter).

«Desde a compra do Twitter, nome pelo qual a plataforma era conhecida, que Elon Musk converteu o X numa máquina de ódio. É permitido que racismo e teorias da conspiração sejam disseminados sem verificação ou controlo. Insultos e ameaças raramente são sancionados e são vendidos como liberdade de expressão», justifica o clube da Bundesliga.

Elon Musk, recorde-se, foi um dos maiores apoiante de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos da América e o St. Pauli teme que o X seja usado como ferramenta de manipulação nas próximas eleições na Alemanha, previstas para fevereiro de 2025. «E de presumir que o X também vai promover conteúdos autoritários, misantropos e de extrema-direita durante a próxima campanha eleitoral alemã, manipulando assim a opinião pública», lê-se.

O St. Pauli já tinha adotado uma estratégia de comunicação diferente no X, usando a plataforma para partilhar comunicados de natureza política, de apoio à diversidade e inclusão e contra o ódio.

Presente no X desde 2013, o St. Paulo tem quase 300 mil seguidores na rede social: 250 mil na conta alemã e cerca de 40 mil na inglesa.

Na imagem associada ao comunicado do St. Pauli está um punho a esmagar uma suástica.

Relacionados

Patrocinados