Quase 70% das empresas espanholas usam assistentes de IA na gestão empresarial

Agência Lusa , AM
22 out, 06:13
Inteligência Artificial (Getty Images)

Mais de metade das organizações de Espanha analisadas indicam que a tecnologia ajudou a eliminar tarefas repetitivas, aumentando a satisfação dos colaboradores

Quase 70% das empresas espanholas utilizam assistentes de inteligência artificial (IA) na gestão empresarial, segundo um estudo baseado em informações recolhidas de cerca de 12.000 executivos de 20 países noticiado pela EFE na terça-feira.

"Quase 70% das empresas espanholas utilizam agentes de inteligência artificial (IA)", refere a EFE, com base no estudo da empresa dedicada ao `design´ de `software´ de gestão empresarial SAP.

Mais de metade das organizações de Espanha analisadas indicam que a tecnologia ajudou a eliminar tarefas repetitivas, aumentando a satisfação dos colaboradores.

O relatório mostrou ainda que 46% das empresas espanholas utilizam a IA para criar conteúdos comerciais, 45,8% beneficiam da tecnologia como fonte de informação de mercado e 45,3% usam os programas para detetar fraudes.

A IA, em Espanha, também utilizada no desenvolvimento de `software´ (44,5%), no orçamento e planeamento de investimentos (43,6%) e no processo de recolha, análise e apresentação de dados que ajudam na tomada de decisões estratégicas dentro da empresa (44,7%).

As organizações espanholas destacam melhorias no trabalho devido à utilização dos assistentes de IA, segundo o relatório, que foi realizado este ano através de um inquérito `online.

De acordo com o relatório baseado em informações recolhidas de cerca de 12.000 executivos de 20 países, quase 15% das empresas analisadas no estudo internacional implementaram assistentes de IA em toda a organização.

Segundo o estudo, 28% das firmas aplicaram a tecnologia num número limitado de departamentos e outras 28% empresas experimentaram a IA através de projetos-piloto (teste de ideias).

A percentagem de empresas que ainda não planeiam ter assistentes de IA ou não querem utilizar os programas é inferior a 1,5%, segundo a SAP.

O estudo destacou também a confiança das empresas na contribuição da IA para o negócio, sendo que 72% das organizações esperam um retorno positivo do investimento tecnológico em menos de um ano.

Os inquiridos ocupam cargos de administração ou executivos em organizações com receitas superiores a 50 milhões de dólares (cerca de 43 milhões de euros) e com equipas entre os 250 e 1.500 colaboradores.

Empresas

Mais Empresas