Associações russas: Iniciativa Liberal pede audição urgente do primeiro-ministro para esclarecer possíveis implicações para segurança

CNN Portugal | Agência Lusa , CE
9 mai 2022, 08:03

Em declarações à CNN Portugal, o líder parlamentar da IL explicou que além das questões dos direitos humanos, existem outras relacionadas com a segurança do Estado e estabilidade e fiabilidade de instituições

A Iniciativa Liberal (IL) requereu esta segunda-feira uma audição urgente do primeiro-ministro no Parlamento para prestar esclarecimentos sobre possíveis implicações para a segurança do país que advenham da intervenção de associações russas com alegadas ligações ao Kremlin. De acordo com um requerimento, entregue na Assembleia da República e endereçado ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o grupo parlamentar da IL requereu uma audição com caráter de urgência de António Costa, pedindo o agendamento "o mais breve possível".

Em declarações à CNN Portugal, o líder parlamentar da IL explicou que para além das audições que vão avaliar as questões relacionadas com os direitos humanos dos refugiados ucranianos, existem outras matérias importantes que devem ser esclarecidas pelo primeiro-ministro. 

"Este pedido não está relacionado com as naturais e óbvias questões de direitos humanos que envolve toda esta situação dos refugiados ucranianos (...) mas há aqui questões que remetem para a segurança do Estado, e quem diz segurança, diz segurança e estabilidade das instituições, e diz a segurança dos cidadãos, sejam eles portugueses, estrangeiros residentes em Portugal ou os refugiados". 

Rodrigo Saraiva explicou que o Serviço de Informações de Segurança (SIS) já está a acompanhar estas associações há pelo menos oito anos e, se tal acontece, "é porque já existem alertas de gravidade""E sendo feita essa monitorização, e partindo do pressuposto que os nossos sistemas de informação cumprem os protocolos, significa que essa informação estava a chegar à tutela política, que, neste caso, é o senhor primeiro-ministro", acrescentou.

O líder parlamentar dos liberais recordou ainda que, na última sexta-feira, o PS "isolado" rejeitou um requerimento para audição da secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Graça Mira Gomes. Como tal, explicou, "estamos apenas a ser consequentes e, portanto, vamos chamar o senhor primeiro-ministro enquanto membro do Governo que tutela os serviços de informação". 

No requerimento, o partido acrescentou que, em 2016, o Parlamento Europeu (PE) alertou os Estados-membros, incluindo Portugal, para as "atividades de espionagem da Fundação Russkiy Mir Mir, criada por Vladimir Putin, e que agora se descobriu ter ligações a várias associações portuguesas que têm trabalhado no acolhimento de refugiados de guerra".

O PS 'chumbou' na sexta-feira os requerimentos para uma audição parlamentar à secretária-geral do SIRP, ao diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), à embaixadora da Ucrânia em Portugal e ao presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

O Parlamento aprovou a audição do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, sobre o acolhimento de refugiados ucranianos naquele município.

Além destas entidades, foram aprovadas por unanimidade as audições da Associação de Ucranianos em Portugal, da Alta-Comissária para as Migrações, da Secretária de Estado da Igualdade e das Migrações e do Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.

O semanário Expresso noticiou no passado dia 29 de abril que refugiados ucranianos foram recebidos na Câmara de Setúbal por russos simpatizantes do regime de Vladimir Putin e que responsáveis pela Linha de Apoio aos Refugiados estão a fotocopiar documentos dos refugiados, entre os quais passaportes e certidões das crianças.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados