Clube do português Ricardo Pereira volta a ter problemas com a Premier League
A Premier League anunciou esta terça-feira que acusou o Leicester City de violar as regras de fair-play financeiro da EFL [segunda divisão] na temporada 2023/24, quando o clube foi campeão e subiu à primeira divisão.
Um tribunal arbitral confirmou que a Premier League tem jurisdição para investigar o caso, mesmo após o Leicester ter sido despromovido este ano, porque a EFL transferiu a competência para a liga principal em junho de 2024.
Além disso, o tribunal analisou um recurso da Premier League sobre uma decisão anterior que isentou o Leicester de sanções por alegadas violações na época 2022/23. Embora o tribunal considerasse errada a interpretação que levou à isenção, manteve a decisão por não achar que fosse uma interpretação «perversa da lei».
O clube, onde joga o internacional português Ricardo Pereira, também é acusado de atrasar a entrega de contas e não cooperar com a investigação. Já havia tido problemas semelhantes entre 2019-2023, quando escapou a uma punição.
Agora, se comprovadas as violações, o Leicester pode enfrentar multas ou dedução de pontos num eventual regresso à Premier League. O caso pode criar um precedente para clubes que mudam de divisão durante processos por irregularidades financeiras.