Agora é oficial: Manchester United anunciou o novo estádio

11 mar, 10:01

Reformulação de toda a zona de Old Trafford passa pela construção de uma nova centralidade, na qual o centro será o tal recinto com espaço para 100 mil pessoas

O Manchester United anunciou às 10h desta terça-feira os planos para a construção do novo estádio.

Conforme já tinha sido referido por Jim Ratcliffe, proprietário do clube, em entrevista à Sky Sports, os «red devils» vão ter agora um recinto renovado com uma lotação para 100 mil pessoas, o atual estádio tem 74 mil lugares e irá tornar-se no maior recinto em todo o Reino Unido, ultrapassando o estádio de Wembley [90 mil lugares]. Prevê-se que a obra vá custar cerca de dois mil milhões de libras (algo como 2.4 mil milhões de euros).

Os «red devils» afirmam que o projeto é maior do que apenas um novo estádio: passa por toda a reformulação da área onde está atualmente Old Trafford. O novo estádio será o centro fundamental do projeto, claro, mas haverá também habitação, espaços de lazer, escritórios, enfim.

O Man. United diz que tem potencial para gerar mais 7.3 mil milhões de libras [mais de 8.5 mil milhões de euros] por ano para a economia do Reino Unido e ainda a criação de 92 mil novos postos de trabalho, mais de 17 mil novas habitações e uma previsão de 1.8 milhões de visitantes adicionais por ano.

«O nosso estádio atual serviu-nos de forma brilhante nos últimos 115 anos, mas ficou atrás dos melhores estádios do desporto mundial. Ao construir junto ao recinto já existente, poderemos preservar a essência de Old Trafford, criando ao mesmo tempo um estádio verdadeiramente moderno que transforma a experiência dos adeptos, a poucos passos da nossa casa histórica», disse Ratcliffe esta terça-feira aos meios de comunicação do clube.

«É importante a oportunidade de um novo estádio ser o catalisador da renovação social e económica da zona de Old Trafford, criando emprego e investimento, não apenas durante a fase de construção, mas de forma duradoura quando a zona do estádio estiver concluída», acrescentou Ratcliffe.

«O Governo identificou o investimento em infraestruturas como uma prioridade estratégica, particularmente no norte de Inglaterra, e estamos orgulhosos de apoiar essa missão com este projeto de importância nacional e local.»

Segundo o clube britânico, o design do novo estádio é inspirado no tridente do escudo do Man. United. Sir Alex Ferguson comentou também o projeto para o novo estádio recordando as memórias que teve em Old Trafford.

«Old Trafford guarda muitas recordações especiais para mim pessoalmente, mas temos de ser corajosos e aproveitar esta oportunidade para construir uma nova casa, preparada para o futuro, onde se possa fazer nova história», referiu o antigo treinador escocês.

O Man. United vai deixar assim Old Trafford, que é a casa do clube desde 1910 sendo que a última renovação foi feita em 2006.

Relacionados