Governo aprova mais de 607 milhões de euros para melhorar infraestruturas das forças de segurança

Agência Lusa , CV
28 jul 2022, 14:13
Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro (António Cotrim/ LUSA)

Esta decisão dá continuidade a um programa de investimentos iniciado em 2017

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um investimento de mais de 607 milhões de euros para melhorar e modernizar as infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança, anunciou o ministro da Administração Interna.

O investimento está previsto no âmbito da programação de infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna, um compromisso plurianual até 2026.

Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, José Luís Carneiro explicou que se trata de um investimento superior a 607 milhões de euros que dá continuidade a um programa de investimentos iniciado em 2017 e no âmbito do qual já foram executados mais de 340 milhões de euros.

A maioria da verba aprovada esta quinta-feira destina-se a infraestruturas (236 milhões de euros) e aos sistemas de tecnologia de informação e comunicação (250 milhões de euros).

Há ainda cerca de 64 milhões de euros para a aquisição de novos veículos e 11,5 milhões de euros para a aquisição de novas armas “mais adequadas às exigências das ameaças e risco”, explicou o ministro.

Está também prevista a aquisição de equipamentos de proteção individual para os polícias, no valor de 15 milhões de euros, equipamentos para funções especializadas, no valor de 22 milhões de euros, e equipamento de apoio à atividade profissional, no valor de cinco milhões de euros.

José Luís Carneiro acrescentou que, além do plano de investimento, o executivo está empenhado numa política de rejuvenescimento das forças e serviços de segurança.

De acordo com o governante, em 2021 foram recrutados cerca de 2.400 polícias e guardas e está em curso a contratação de outros 2.600 agentes.

O ministro da Administração referiu também um “esforço para garantir um investimento de mais de 40 milhões de euros para alojamento para agentes da PSP e da GNR e para as suas famílias”.

Por outro lado, está em fase de conclusão a estratégia integrada de segurança urbana, que deverá ser apresentada em breve, e permitirá revitalizar os contratos locais de segurança e os programas “Noite Segura”, “Idosos em Segurança” e “Escola Segura”.

As unidades móveis de atendimento, que serão apresentadas esta quinta-feira pelas 18:00, simultaneamente em Lisboa e no Porto, fazem também parte dessa estratégia, explicou José Luís Carneiro, admitindo que foram antecipadas em resposta a preocupações manifestadas pelos autarcas das duas cidades.

“As unidades móveis têm a ver com um objetivo de manter níveis elevados de proximidade com os cidadãos, agilizando o modo como podem aceder às autoridades para efeitos de participação de ocorrências ou crimes”, disse o ministro, antecipando que “esta abordagem de proximidade estará inscrita na matriz da estratégia de segurança urbana”.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados