Taxa de inflação em Portugal sobe para 9,3% - a mais alta dos últimos 30 anos

30 set 2022, 09:35
Supermercado (Getty Images)

Inflação voltou a aumentar face aos 8,9% de agosto, atingindo o máximo desde outubro de 1992: Já na zona euro, dados do Eurostat estimam uma subida para os 10%

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 9,3% em setembro, estimou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é o valor mais elevado desde outubro de 1992 e representa um aumento em 0,4% em relação ao mês anterior.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 6,9% em setembro (6,5% no mês anterior), o registo mais elevado desde fevereiro de 1994.

Taxa de inflação na zona euro chega aos 10% em setembro - Eurostat

A taxa de inflação anual da zona euro atingiu, em setembro, os 10,0%, face aos 9,1% de agosto, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

O setor da energia é o que apresenta, em setembro, a taxa de inflação anual mais elevada: 40,8% face aos 38,6% de agosto.

A estimativa rápida hoje divulgada pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia revela que a taxa de inflação anual - medida pelo Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor – continua a subir e atinge em setembro um novo máximo, de dois dígitos, no espaço da moeda única, acima dos 9,1% registados em agosto e dos 3,4% em setembro de 2021.

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados