Iniciativa Liberal desafia Governo a “falar verdade” aos portugueses sobre inflação

Agência Lusa , BCE
28 out, 13:54
Líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva (António Cotrim/Lusa)

O líder da bancada da IL pediu ao Governo que “de uma vez por todas fale verdade aos portugueses”, dizendo que não é possível continuar a dizer que não sabiam

O líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) desafiou o Governo “a falar verdade aos portugueses” sobre a inflação e assumir que “está a fazer austeridade” para lidar com o problema.

“Os números do INE começam por demonstrar que o discurso das contas certas que o Governo tem tentando promover é frágil e é falacioso”, criticou, considerando que, tal como aconteceu com o Orçamento para 2022, o Governo está a ser “atropelado pela realidade” durante o processo orçamental para 2023.

O líder da bancada da IL pediu ao Governo que “de uma vez por todas fale verdade aos portugueses”, dizendo que não é possível continuar a dizer que não sabiam.

“Era demasiado notório que a inflação estava a seguir este caminho, não era um caminho transitório e conjuntural. O Governo tem de falar verdade aos portugueses e deixar de usar eufemismos, como prudência e parcimónia, e assumir que está a fazer austeridade porque é a forma como consegue lidar com a realidade”, apelou Rodrigo Saraiva.

Questionado se entende que estes valores demonstram que a previsão do Governo para a inflação no próximo ano (de 4%) poderá escorregar, o líder parlamentar da IL considerou que o país vai acabar o ano com um valor superior à estimativa do Governo de 7,4%.

“Era expectável e era demasiado óbvio. Ou há incompetência ou há uma forma de o Governo gerir a coisa publica que é a de não assumir a realidade e não falar verdade aos portugueses”, disse.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados