Estudante sul-coreano comeu banana exposta num museu avaliada em mais de 120.000€

CNN Portugal , MBM
2 mai 2023, 18:13
Uma banana presa com fita-cola a uma parede, na exposição 'The Last Judgment' do artista italiano Maurizio Cattelan. (Han Haidan/ Getty Images)

O jovem disse ter comido a banana por "estar com fome"

Na passada quinta-feira, um jovem sul-coreano comeu uma banana que estava exposta no Museu de Arte Leeum, em Seoul, a capital da Coreia do Sul, e que estava avaliada em mais de 120.000 euros.

Num vídeo partilhado nas redes sociais, o jovem sul coreano, Noh Huyn-soo, é filmado a retirar, comer e voltar a colar a casca de banana com a mesma fita-cola à parede onde estava exposta. Tudo porque estava "com fome", adiantou um porta-voz daquele em declarações à CNN Internacional.

A obra, uma banana colada com fita-cola cinzenta a uma parede, integra a exposição de arte intitulada "Comedian" do artista italiano Maurizio Cattelan e é substituída a cada três dias pelo museu. Perante o incidente, a solução encontrada foi precisamente essa, e o museu decidiu não apresentar queixa.

Em declarações aos jornal sul-coreano KBS, o jovem justificou a ação por interpretar a obra de Maurizio Cattelan como uma revolta contra a autoridade, pelo que o seu ato deveria ser visto como "uma revolta contra a revolta".

"Estragar uma obra de arte pode também ser visto como uma obra de arte. Achei que seria interessante", admitiu.

Citado pela BBC, o autor da obra, Maurizio Cattelan, disse não ver "problema nenhum" com o sucedido, até porque não é a primeira vez que isto acontece. Em 2019, quando a exposição de arte "Comedian" foi apresentada pela primeira vez ao público, em Miami, o artista norte-americano David Datuna fez o mesmo na cerimónia da abertura da exposição. A peça acabou por ser vendida por 120 mil dólares (correspondente a cerca de 120 mil euros).

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados