Apoios às famílias: "Ninguém vai sair da situação de risco de pobreza mas poder contar com esse dinheiro fixo vai ser importante"

25 mar 2023, 13:27

Instituições que trabalham com as populações mais vulneráveis acreditam que os apoios poderão ser importantes, mas "não são uma solução"

Os apoios do Governo começam a chegar às famílias a partir do mês de abril. Quem está habituado a ajudar os mais vulneráveis vê o apoio de 30 euros mensais com bons olhos. Ainda assim, sabe a pouco.

"Ninguém vai sair da situação de risco de pobreza [por causa dos apoios], mas poder contar com esse dinheiro fixo, que vem de forma previamente definida, vai ser importante. Para as famílias muito vulneráveis não é uma solução mas é um respiro", diz Rita Valadas, da Cáritas.

Quanto ao Iva-zero num cabaz de produtos essenciais, são muitas as dúvidas. "Se de facto se refletir nos preços vai ser uma belíssima notícia, se não se refletir nos preços é só mais um engodo", comenta Rita Valadas.

Nas últimas semanas, o Governo apresentou vários apoios quer para a habitação quer para o aumento do custo de vida. São medidas que pecam por tardias, dizem as instiuições que lutam contra a pobreza. "Houve um adiamento da definição destas medidas. As famílias já sentem este esforço há muito tempo, não é de agora", sublinha Maria José Vicente, da Rede Europeia Anti-Pobreza.

A crise não é de agora. À Legião da Boa-Vontade do Porto chegam todos os dias duas novas famílias a pedir ajuda. "Estamos a falar de pessoas que estão desempregadas, que os seus rendimentos já não chegam para colmatar todas as despesas", explica Ângelo Silva, da Legião da Boa Vontade.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados