Unidade de corrupção da PJ realiza buscas no INEM de Lisboa, Porto e Faro

27 set 2022, 12:39
INEM

Inspetores também estão a fazer buscas em empresas que fornecem bens e serviços para o socorro médico

A Polícia Judiciária está a realizar buscas nas sedes do INEM em Lisboa, Porto e Faro, apurou a CNN Portugal (do mesmo grupo da TVI).

Em causa estão suspeitas de irregularidades praticadas ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente pelo pagamento de serviços que na prática não são executados por funcionários, em horas extraordinárias, e que envolviam deslocações de ambulâncias.

Os inspetores procuram pistas sobre deslocações de veículos, como ambulâncias, mas também sobre o trabalho dos funcionários, bem como os horários e presenças dos mesmos.

Noutra vertente, a CNN Portugal sabe que são investigados também decisores do INEM, e empresas, pelo fornecimento de bens e serviços para o socorro médico, por suspeitas de crimes que violam as regras de contratação pública, como corrupção ou participação económica em negócio.

INEM confirma buscas

Entretanto o INEM confirmou a ocorrência de buscas por parte do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa nas instalações a nível nacional.

O instituto refere que a investigação surge "no âmbito de denúncias anónimas relacionadas com matérias de recursos humanos e contratação pública", acrescentando que nenhum profissional do INEM foi constituído arguido.

"O INEM encontra-se a colaborar com as Autoridades, disponibilizando toda a documentação solicitada para que, com tranquilidade, possa ser analisada", pode ainda ler-se.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados