Vulcão entrou em erupção várias vezes em janeiro, o que levou as autoridades a retirarem 2.000 habitantes da região
Pelo menos seis pessoas morreram na noite de domingo devido a várias erupções de um vulcão no leste da Indonésia, anunciaram esta segunda-feira as autoridades.
“De acordo com os relatórios das autoridades locais, foram confirmadas seis mortes”, disse o porta-voz da agência de gestão de desastres BNPB, Abdul Muhari, à estação indonésia Kompas TV.
O vulcão Lewotobi Laki-Laki, que entrou em erupção várias vezes durante a noite, de acordo com as autoridades, situa-se na ilha indonésia das Flores, muito popular entre turistas. Cinzas e lava foram expelidas do vulcão em direção a aldeias vizinhas, que tiveram de ser evacuadas.
Nas imagens obtidas pela agência de notícias France-Presse, as aldeias próximas da montanha parecem estar cobertas por uma espessa camada de cinzas e algumas zonas estão em chamas.
A agência de vulcanologia da Indonésia elevou o alerta para o nível máximo e pediu aos turistas e residentes para não se envolverem em qualquer atividade num raio de sete quilómetros da cratera.
“Verificou-se um aumento significativo da atividade vulcânica no monte Lewotobi Laki-laki”, declarou a organização em comunicado.
O vulcão entrou em erupção várias vezes em janeiro, o que levou as autoridades a retirarem 2.000 habitantes da região.
O vasto arquipélago indonésio está sujeito a frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à localização no chamado "anel de fogo" do Pacífico.