Sismo de magnitude 6,1 atinge Indonésia

Agência Lusa , MM
10 set, 08:53
Sismo

Foi imediatamente seguido de uma réplica de 5,8. Não há, para já, registo de feridos ou danos materiais

Um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter atingiu este sábado a província indonésia de Papua, seguido, poucos minutos depois, de outro sismo de magnitude 5,8.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo, os dois terramotos foram registados a uma profundidade de 15 quilómetros, a cerca de 272 quilómetros da cidade de Abepura.

Não houve até ao momento qualquer anúncio por parte das autoridades indonésias de feridos ou danos materiais.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia indicou na rede social Twitter que a região tinha sentido tremores moderados e danos limitados.

O arquipélago indonésio, que inclui a ilha de Timor, dividida entre Timor-Leste e a Indonésia, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta atividade sísmica.

Em 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso de tsunami – retirado poucas horas depois – para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.

Em janeiro de 2021, um terramoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Celebes, matando mais de 100 pessoas e destruindo as habitações de milhares de pessoas na cidade costeira de Mamuju.

Em 2004, um terramoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados