Sempre sonhou ter uma ilha privada? Um grupo de ilhas desabitadas na Indonésia está prestes a ser leiloado

CNN , Lilit Marcus
8 dez 2022, 11:00
Um grupo de ilhas indonésias conhecido como Widi Reserve está prestes a ser leiloado. Foto: Cortesia da Sotheby's Concierge Auctions

A Widi Reserve está localizada no Triângulo de Coral do leste da Indonésia

Um grupo de ilhas indonésias conhecido como Widi Reserve está prestes a ser leiloado naquela que poderá ser uma das vendas imobiliárias mais impressionantes de sempre na Ásia.

As mais de 100 ilhas no “Triângulo Coral” do leste da Indonésia estão espalhadas por 10.000 hectares, aproximadamente do mesmo tamanho que Bora Bora.

A lei indonésia declara que quem não é indonésio não pode comprar oficialmente ilhas no país. A Widi Reserve contorna esta situação fazendo com que o eventual proprietário adquira participações na holding Leadership Islands Indonesia (LII).

A partir daí, o proprietário será livre de desenvolver a ilha como entender.

No entanto, caso se sintam um pouco abalados com esta perspetiva, existem já vários peritos - escolhidos pela Sotheby's, a casa de leilões que supervisiona a venda – a aguardar, em pulgas para apoiar a construção de um resort na Widi Reserve. O alinhamento inclui Bill Bensley, o famoso designer por detrás de alguns dos hotéis e resorts mais exclusivos da Ásia.

Charlie Smith, vice-presidente executivo da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) na Sotheby's Concierge Auctions, espera naturalmente que as licitações para este arquipélago sejam significativas.

“Cada bilionário pode possuir uma ilha privada, mas apenas um pode possuir esta oportunidade exclusiva espalhada por mais de 100 ilhas”, afirmou num comunicado de imprensa.

A Widi Reserve tem múltiplos atóis de coral como este. Foto: Cortesia da Sotheby's Concierge Auctions

Muito embora o eventual comprador da Widi Reserve não tenha qualquer obrigação de trabalhar com Bensley, o designer tailandês trabalhou já em alguns conceitos de design para um hipotético resort insular, e um representante da Sotheby's informou a CNN que o arquiteto é “um defensor do desenvolvimento responsável da reserva”.

Seja qual for o destino da Widi Reserve, o local contém algumas das mais belas paisagens da Indonésia, incluindo recifes de coral, mangais e cerca de 150 quilómetros de praia.

A Reserva só é acessível por avião privado. O Aeroporto Internacional Gusti Ngurah Rai, em Bali, está a duas horas e meia de voo.

O leilão tem início a 8 de dezembro e durará até 14 de dezembro. Não há preço de partida, mas pede-se aos licitantes que façam um depósito de 100.000 dólares como prova da seriedade das suas intenções.

A Widi Reserve oferece paisagens incríveis da Indonésia. Foto: Cortesia da Sotheby’s Concierge Auctions

As vendas de ilhas privadas aumentaram durante os últimos anos.

Sendo já uma opção popular entre celebridades com muito dinheiro (Shakira e Leonardo DiCaprio são, cada um deles, proprietários de uma ilha), o desejo de privacidade e distanciamento seguro tornou-as um bem ainda mais desejado durante a pandemia.

Algumas ilhas são, no entanto, falsamente acessíveis.

Tal como Stacy Fischer Rosenthal, presidente da empresa de viagens Fischer Travel Enterprises, explicou à CNN, o custo de manutenção e as infraestruturas são aquilo que fazem com que se torne mais caro possuir uma ilha.

Muitas ilhas não têm estruturas existentes, e alguns proprietários não só têm de construir casas, como também instalar canalizações, eletricidade e outras infraestruturas, se quiserem lá viver.

Se a isso se acrescentar ainda o custo de transporte e o custo de entrada e saída de comida e pessoal, possuir uma ilha pode então tornar-se muito caro muito rapidamente.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados