Patrões e respetivos trabalhadores podem aderir voluntariamente: projetos-piloto da semana de quatro dias arrancam na próxima semana

Agência Lusa , FG
31 mai 2023, 11:32
Ansiedade financeira (Pexels)

IEFP financia despesas - até um máximo de €350.000

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou esta quarta-feira no Parlamento que "os projetos-piloto da semana de quatro dias avançam a 5 de junho".

O projeto tem como objetivo a avaliação da implementação da semana de quatro dias, com a correspondente redução do número de horas de trabalho, sem diminuição da retribuição, sendo dirigido às entidades empregadoras e respetivos trabalhadores que a ele queiram aderir voluntariamente, de acordo com a portaria publicada em Diário da República.

Está previsto que as entidades que se inscreverem no programa-piloto sejam avaliadas antes, durante e após o programa, através de indicadores relativos à empresa, como a produtividade e custos intermédios, e aos trabalhadores, incluindo a saúde e bem-estar.

O IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional assume os encargos e as despesas associadas ao desenvolvimento do programa-piloto até ao montante máximo global de 350 mil euros.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados