O estranho pedido do governo indiano: e se o Dia dos Namorados fosse substituído pelo Dia de Abraçar Vacas?

10 fev 2023, 13:16
Mulher indiana abraça uma vaca (imagem AP)

Visto que este é um animal sagrado e o Dia de São Valentim é visto como promíscuo pelos hindus, esta foi a proposta feita

O governo da Índia está a apelar a todos os cidadãos que, este ano, o Dia dos Namorados não seja celebrado, mas antes o Dia de Abraçar Vacas.

De acordo com o departamento de bem-estar animal indiano, citado pela agência Associated Press, o propósito é promover de melhor forma os valores hindus, defendendo que, na próxima quarta-feira, “abraçar vacas trará riqueza emocional e aumentará a felicidade individual e coletiva”.

O estranho pedido surge como parte da agenda hindu que tem vindo a ser promovida desde que o governo nacionalista, liderado por Narenda Modi, foi eleito. O objetivo tem sido alcançar a supremacia hindu na Índia, um país reconhecido pela sua diversidade secular, em que 80% da população é hindu, cerca de 1,4 mil milhões de pessoas, 14% são muçulmanos e 6% são budistas, cristãos, sikhs e jainistas.

Desde o início dos anos 90, aquando da liberalização económica, que o Dia dos Namorados tem gerado controvérsia na Índia, com os hindus a acusarem a data de promover a promiscuidade e garantindo que vai contra as tradições indianas.

Nos últimos anos, hindus radicais têm invadido lojas, queimado postais alusivos à celebração e sido hostis para casais tenham qualquer demonstração de afeto na via pública.

Por outro, a vaca é venerada no hinduísmo. Há muito que é vista como parte da tradição hindu e respeitada, pela maioria, como se fosse a própria mãe, levando mesmo a maioria dos estados da Índia a proibir o abate deste espécime. 

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados