Anúncio surpresa do cessar-fogo ocorreu depois de a Índia e o Paquistão terem continuado a acusar-se mutuamente de ataques durante a noite de sábado
A Índia e o Paquistão concordaram com um “cessar-fogo total e imediato” após uma noite de conversações mediadas pelos Estados Unidos, escreveu o Presidente Donald Trump na sua plataforma Truth Social.
“Depois de uma longa noite de conversações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato”, escreveu o presidente dos EUA.
“Parabéns aos dois países por usarem o bom senso e a grande inteligência”.
Pouco depois, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Ishaq Dar, disse que o Paquistão e a Índia concordaram com um cessar-fogo “com efeito imediato”, confirmando o anúncio do presidente dos EUA.
“O Paquistão sempre se esforçou pela paz e segurança na região, sem comprometer a sua soberania e integridade territorial”, acrescentou Dar, num post no X.
Também a Índia afirmou que se chegou a um "entendimento" entre Nova Deli e Islamabad, segundo fontes do lado indiano.
“A cessação dos disparos e das ações militares entre a Índia e o Paquistão foi acordada diretamente entre os dois países”, revelou uma fonte à CNN.
O diretor-geral das operações militares do Paquistão (DGMO) iniciou uma chamada no sábado à tarde, hora local, “após a qual se realizaram discussões e se chegou a um entendimento”.
“Não há decisão de manter conversações sobre qualquer outra questão em qualquer outro lugar”, acrescentou a fonte.
Pouco depois, em conferência de imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Vikram Misri, confirmou que a Índia e o Paquistão acordaram um cessar-fogo, que entrou em vigor a partir das 17:00 locais (11:30 em Portugal).
Durante uma conferência de imprensa, Misri revelou que o Diretor-Geral de Operações Militares do Paquistão (DGMO) realizou uma chamada telefónica com o seu homólogo indiano no início da tarde de sábado, hora local. Misri acrescentou que os diretores-gerais dos dois países deverão voltar a falar na segunda-feira.
O anúncio surpresa do cessar-fogo ocorreu depois de a Índia e o Paquistão terem continuado a acusar-se mutuamente de ataques durante a noite de sábado.
O espaço aéreo paquistanês foi, entretanto, reaberto “a todos os voos”, avançou a Autoridade de Aviação do Paquistão.
Durante vários dias, o Paquistão fechou e reabriu vários dos seus aeroportos e espaço aéreo em resposta a ataques e contra-ataques com o seu vizinho indiano, com quem teve recentemente o pior confronto militar entre os dois Estados das últimas duas décadas.