As autoridades admitem que muitos passageiros ainda se encontram presos no interior das carruagens
Pelo menos 200 pessoas morreram e 900 ficaram feridas esta sexta-feira depois de um comboio ter descarrilado e colidido com uma locomotiva de transporte de mercadorias, no distrito de Odisha, na Índia, avança a agência Reuters. Muitas pessoas ainda se encontrar no interior da composição.
O acidente aconteceu por volta das 19:30 locais (13:50 em Lisboa), perto de uma estação na localidade de Bahanaga, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli. Mais de 400 feridos já foram levados para os hospitais das redondezas.
No local estão mais de 15 equipas de bombeiros, 30 médicos, 75 ambulâncias e 500 polícias.
As equipas de socorro estão no local a tentar prestar "toda a assistência possível" a todos os afetados pelo incidente,afirmou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, numa publicação no Twitter.
"Nesta hora de luto, os meus pensamentos estão com as famílias enlutadas; que os feridos recuperem rápido", escreveu o líder indiano.
Distressed by the train accident in Odisha. In this hour of grief, my thoughts are with the bereaved families. May the injured recover soon. Spoke to Railway Minister @AshwiniVaishnaw and took stock of the situation. Rescue ops are underway at the site of the mishap and all…
— Narendra Modi (@narendramodi) June 2, 2023
O líder do estado de Bengala Ocidental descreveu a colisão como "um grave acidente". Fontes da companhia ferroviária citado pela Reuters admite que o número de vítimas é elevado e deverá aumentar nas próximas horas.
Segundo a Coromandel Express, o comboio descarrilou e caiu para a linha oposta. Muitos passageiros permanecem presos no interior da composição.
"Não posso comentar os detalhes agora e o número de vítimas. Eu estava em Delhi e estou a ir para o local do acidente", disse Archana Joshi, gerente geral da companhia ferroviária, disse Reuters.
A Índia tem a quarta maior rede ferroviária, a seguir aos Estados Unidos, Rússia e China, com cerca de 68 mil quilómetros, mais de 21 mil comboios e 7.349 estações, transportando diariamente 23 milhões de passageiros.
Os acidentes são comuns no país, e de acordo com os dados do Gabinete Nacional do Registo Criminal, em 2020 houve 13.018 acidentes, nos quais morreram 11.986 pessoas e outras 11.127 ficaram feridas, com as colisões a serem responsáveis por 70% dos sinistros.
Em agosto de 1995, dois comboios colidiram perto de Nova Deli, matando 358 pessoas, naquele que foi o pior acidente ferroviário da história da Índia, país onde a maioria destes acidentes é atribuída a erro humano ou a equipamento de sinalização obsoleto.