Grande incêndio de Ourém está em resolução. Um homem detido

Agência Lusa , CF
11 jul 2022, 13:10

Fogo alastrou a Alvaiázere e Ferreira do Zêzere. Área ardida estimada é de 2.084 hectares

O incêndio que começou na quinta-feira à tarde no concelho de Ourém e que alastrou a Alvaiázere (Leiria) e Ferreira do Zêzere está em resolução, indicou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

“Todo o perímetro do incêndio está em resolução. Tem havido reativações, mas têm sido prontamente debeladas”, adiantou a mesma fonte à agência Lusa, pelas 11:30.

O incêndio foi dado como em resolução pelas 08:00, embora permaneçam no terreno 620 operacionais, apoiados por 202 veículos e seis meios aéreos.

Deste fogo resultaram 44 feridos: 37 agentes de proteção civil (maioritariamente bombeiros) e sete civis, sendo que 35 foram assistidos no local, sobretudo devido a inalação de fumo e exaustão.

Este incêndio começou às 16:37 de quinta-feira, na localidade de Cumeada, na União de Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.

À agência Lusa, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse esta segunda-feira não haver ainda uma estimativa dos prejuízos decorrentes do fogo, mas notou que estes se devem, “essencialmente, a zonas de mato, pinheiro e eucalipto”.

“Felizmente, em habitações no nosso concelho não há danos a registar”, declarou Luís Albuquerque, apontando “dois ou três anexos já devolutos” que arderam.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil adiantou, na rede social Facebook, que a área ardida estimada neste incêndio é de 2.084 hectares.

Detido suspeito de dois incêndios em Ourém

Um homem de 45 anos foi, entretanto, detido pela Polícia Judiciária, em colaboração com a GNR de Ourém, depois de "identificado por testemunhas". O alegado incendiário "foi visto" no domingo, em Freixianda, "a abandonar o local" onde deflagraram dois focos de incêndio.

O suspeito, que possui antecedentes criminais por este crime, vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para aplicação das medidas de coação.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados